terça-feira, 13 de setembro de 2011

Líbia: Amnistia Internacional apela ao CNT para travar abusos aos Direitos Humanos




i Online - Lusa

A Amnistia Internacional (AI) pediu hoje ao Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio para travar a espiral de abusos aos Direitos Humanos cometidos pelas forças rebeldes contrárias ao regime de Muammar Kadhafi.

Num comunicado divulgado em Londres, a AI constata que as tropas leais ao ditador cometeram muitos excessos durante o conflito -- muitos equivalentes a crimes de guerra -- mas assegura que o mesmo foi feito pelas milícias anti-Kadhafi.

"As novas autoridades devem romper com os abusos das últimas quatro décadas e estabelecer novos modelos, com prioridade para os direitos humanos", declarou um dos diretores da Amnistia, Claudio Cordone.

Cordone disse que o CNT tem a responsabilidade "de fazer as coisas de outra maneira e iniciar uma reforma urgente sobre direitos humanos".

A Amnistia apresentou hoje um relatório de mais de 100 páginas com o título "A batalha pela Líbia: assassínios, desaparecimentos e torturas", no qual documenta com exemplos no terreno os abusos cometidos por ambos os lados.

A Amnistia pediu ao CNT para investigar os abusos de ambos os lados para processar os culpados e reparar as vítimas para pôr fim a quatro décadas de opressão e violações dos direitos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana