domingo, 4 de setembro de 2011

Miguel Trovoada espera que Pinto da Costa "faça o melhor" para São Tomé e Príncipe




MYB - LUSA

São Tomé, 03 set (Lusa) - O ex-Presidente Miguel Trovoada disse hoje esperar que o novo Presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa, "faça o melhor para o país".

"Eu espero que (Manuel Pinto da Costa) faça o melhor para o país, porque é disso que nós precisamos, na paz, na estabilidade, na concórdia e sempre pensando fundamentalmente no povo e com os olhos postos no futuro", disse o antigo Presidente são-tomense, que fez dois mandatos consecutivos entre 1991 e 2001.

Miguel Trovoada, atual secretário executivo do Golfo da Guiné, deslocou-se a São Tomé para a cerimónia de posse de Manuel Pinto da Costa, que venceu a segunda volta das eleições presidenciais de 07 de agosto com 52,88 por cento dos votos.

Considerou hoje como sendo "um dia especial" e "um momento histórico" para São Tomé e Príncipe.

"Hoje é um dia especial, que é a recondução do Presidente no seu cargo, nas suas funções, é sempre um momento histórico", disse Miguel Trovoada.

Manifestou-se disponível para ajudar na estabilização política das ilhas, acreditando que, pelas palavras que ouviu do novo Presidente, a estabilidade vai manter-se.

"Eu sempre estive disponível ao serviço do povo são-tomense desde a minha mais tenra juventude e enquanto eu tiver o fôlego continuarei a fazê-lo", sublinhou.

Miguel Trovoada foi um dos mais de 900 convidados para a cerimónia de posse de Manuel Pinto da Costa.

Para a cerimónia foram convidados todos os Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Comunidade Económica dos Estados da África Central e personalidades como o general António Ramalho Eanes, que representou Portugal na cerimónia, por indicação do Presidente Aníbal Cavaco Silva.

Três Chefes de Estado da Guiné Equatorial, Nigéria e Cabo Verde e dois vice-presidentes da África do Sul e de Angola participaram no evento junto com dezenas de representantes de, pelo menos, 15 países.

A cerimónia de posse decorreu na Assembleia Nacional e foi conferida por Evaristo de Carvalho, presidente deste órgão, que foi candidato às últimas eleições presidenciais pelo partido ADI (Ação Democrática Independente, no Governo) e que saiu derrotado por Pinto da Costa no dia 07 de agosto.

Manuel Pinto da Costa venceu a segunda volta das presidenciais com 52,88 por cento dos votos, contra 47,12 por cento do seu adversário Evaristo de Carvalho.

Sem comentários:

Mais lidas da semana