segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Moçambique: ARMANDO GUEBUZA ESPERADO NAS NAÇÕES UNIDAS EM NOVA IORQUE




Elias Samo Gudo, da AIM, em Nova Iorque

Nova Iorque, 19 Set (AIM) – O Presidente Moçambicano, Armando Guebuza, deverá desembarcar na manhã de terça-feira em Nova Iorque, onde vai participar na 66ª Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Os trabalhos da presente Sessão iniciaram a 13 de Setembro corrente e prolongar-se-ão até meados de Dezembro do corrente ano.

Refira-se que Guebuza esteve ausente nas duas últimas sessões da Assembleia-geral da ONU. Em 2009, a sua ausência foi devido a campanha para as eleições gerais que tiveram lugar no mesmo ano em Moçambique e que culminaram com uma vitória esmagadora da Frelimo, partido no poder, e do seu candidato, o incumbente Presidente Guebuza.

No ano seguinte, a sua ausência foi ditada pela necessidade da contenção de despesas do Governo devido a crise financeira global e que teve como consequências os tumultos de 1 e 2 de Setembro em Maputo, e que levaram o Executivo de Guebuza a adoptar um pacote de medidas para a contenção de custos, como forma de tentar mitigar o sofrimento dos moçambicanos.

A presente sessão é composta por um total de 160 pontos distribuídos por nove categorias. O debate geral vai decorrer de 21 a 30 do corrente mês tendo como tema central “A Mediação na Resolução de Conflitos Através de Meios Pacíficos”.

Outros assuntos importantes e que também deverão ser discutidos, que integram a agenda da Assembleia Geral da ONU e continuam a polarizar os debates políticos, são a reforma do Conselho de Segurança desta organização mundial, o uso de energia nuclear e a materialização dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODMs).

Com relação aos ODMs destacam-se as metas para a saúde, mortalidade materno-infantil, bem como a redução da fome e pobreza.

As crises humanitárias decorrentes do impacto de desastres naturais e conflitos armados também continuam a merecer uma atenção especial dos países membros.

Para a presente Sessão estão agendas quatro reuniões de alto nível que vão abordar a tendência crescente das doenças não transmissíveis, mudanças climáticas, segurança nuclear e a luta contra o racismo e xenofobia, este último ponto que surge na sequência da celebração do 10/o aniversário da Declaração e Plano de Acção de Durban.

Nesta sessão Moçambique far-se-á representar pelo Presidente Armando Guebuza, que chefia uma delegação que integra os Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, da Coordenação da Acção Ambiental, Alcinda Abreu, da Saúde, Alexandre Manguele, bem como outros quadros superiores do Governo.

A participação de Moçambique neste importante fórum global visa partilhar experiências e pontos de vista sobre os temas e os diferentes assuntos em agenda e consolidar abordagens comuns de resposta aos desafios da actualidade.

A ONU e’ a única organização universal de Estados na qual são discutidos questões de interesse comum para toda a humanidade, num contexto em que se confere uma maior primazia às abordagens multilaterais.

Por isso, as sessões da Assembleia Geral constituem um fórum de reflexão e debate inclusivo, ao mais alto nível, sobre as mais variadas questões da actualidade, quer em debate geral ou reuniões de alto nível, estas últimas organizadas para a discussão de questões específicas da agenda internacional.

Ademais, também e’ o órgão inter-governamental plenário, deliberativo e representativo da ONU. A mesma foi criada em 1945 pela Carta da ONU e ocupa um lugar central como principal órgão de formulação de políticas da ONU e debate multilateral de várias questões de interesse internacional incorporados na Carta da ONU. Além disso, desempenha um papel importante para estabelecer normas e codificação de direito internacional.

A Assembleia Geral e’ composta pelos 193 países membros, tendo cada um direito a um voto no que concerne ao processo de deliberação.

Os trabalhos da presente sessão serão presididos pelo representante permanente do Qatar junto a ONU, o embaixador Nassir Abdulaziz Al-Nasser, em representação do Grupo da Ásia e Oceânia, região a qual cabe a presidência da Assembleia Geral, de acordo com o princípio de rotatividade geográfica.


Sem comentários:

Mais lidas da semana