domingo, 4 de setembro de 2011

Portugal: Igreja Católica "deve denunciar se for caso disso" - cardeal José Policarpo




OBSERVATÓRIO DO ALGARVE - LUSA

O cardeal patriarca de Lisboa, José Policarpo, afirmou hoje, em Famões, que a Igreja Católica deve estar atenta à evolução da sociedade, em particular na área da solidariedade, observando "valores e desvios" e devendo "denunciar, se for caso disso".

O prelado falava durante uma homilia na igreja da freguesia de Famões, concelho de Odivelas, que precedeu a cerimónia de inauguração do novo edifício do Centro Comunitário Paroquial.

Na homilia, José Policarpo sublinhou o "papel vigilante" que a Igreja deve desempenhar na sociedade.

"Não estamos num tempo em que seja muito fácil estar atento aos valores e aos desvios", avaliou o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, defendendo, no entanto, que esse papel de vigilante, "nalguns casos, pode ser de denúncia".

"Não significa que [a Igreja] se esteja a imiscuir na política", ressalvou.

Contudo, o cardeal patriarca de Lisboa advogou: "Que a Igreja não hesite em avisar e indicar caminhos".

Também fez um apelo à assembleia presente na missa no sentido de reavivar a prática da caridade: "É uma palavra que, na nossa cultura, tem sido substituída, como se tivesse perdido a sua atualidade", salientou, convidando à prática da "solidariedade para com os mais pobres".

Na cerimónia religiosa esteve também presente o ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, a presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, e o presidente do Centro Comunitário Paroquial de Famões, padre Aníbal Pinto, entre outras individualidades locais.

Na sessão da inauguração das novas instalações, junto à igreja, o cardeal sublinhou a importância da "cooperação entre o Estado, autarquias e Igreja" na concretização de projetos como o do Centro Comunitário Paroquial, que irá dispor de uma creche, um centro de dia, atividades de tempos livres e pré-escolar para crianças.

O centro, construído ao abrigo do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (Pares), com a colaboração da autarquia odivelense, deverá acolher 90 crianças e 60 idosos nas suas instalações.

Sem comentários:

Mais lidas da semana