segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PRESIDENTE DA CÂMARA DE BISSAU RECONHECE “CARÊNCIAS ENORMES” NA CIDADE




MB - LUSA

Bissau, 05 set (Lusa) -- O presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB), Armando Napoco, reconheceu hoje que a cidade apresenta "carências enormes" em termos de respostas às necessidades das cerca de 400 mil pessoas que alberga.

Armando Napoco falava à imprensa hoje à margem de um encontro de reflexão dos dirigentes daquela que é a única Câmara Municipal da Guiné-Bissau para analisar a situação da cidade e propor soluções para a resolução dos problemas.

"A ideia é sairmos deste encontro com um plano estratégico para os próximos anos. Temos carências enormes nesta cidade de Bissau que cresce a cada dia que passa. A cidade tem uma área de 113 quilómetros quadrados, uma população de 400 mil habitantes, num universo nacional de 1,5 milhões de pessoas, há muita pressão sobre Bissau", enfatizou Napoco.

"O território firme para a construção não é muito. Há muita zona pantanosa, ou zonas inundadas, onde as pessoas estão agora a construir habitações. Isso é muito perigoso e preocupante", assinalou ainda o presidente da Câmara de Bissau.

Durante esta época das chuvas, por exemplo, várias casas já caíram por terem sido construídas em zonas pantanosas ou de passagem da água da chuva.

Armando Napoco sublinhou ainda que a Câmara se vê confrontada com outros problemas.

"Por exemplo a questão do saneamento, a questão da falta do aterro sanitário na cidade. Temos problemas graves a nível da saúde pública. É tudo isso que queremos avaliar e saber como poderemos atacar esses problemas e depois propor à sociedade a nossa visão", frisou o presidente da edilidade de Bissau.

Na Guiné-Bissau ainda não foram feitas eleições autárquicas desde que o país aderiu ao multipartidarismo nos princípios dos anos de 1990. O Governo diz que em 2012 poderão ser realizadas.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana