segunda-feira, 5 de setembro de 2011

SÃO SEIS AS REGIÕES SOMALIS EM ESTADO DE FOME , alerta ONU




PÚBLICO

Mais de 750 mil pessoas em risco no centro e sul do país

Uma sexta região entrou no mapa territorial da Somália em estado de fome, segundo o alerta lançado hoje pelas Nações Unidas com o aviso de que a situação “vai apenas piorar” nos próximos meses dada a seca de “impacto excepcional” que assola todo o Corno de África.

O número de pessoas que morrem devido a carências alimentares na zona sul da região de Bay subiu para lá do que é definido como fome pelas Nações Unidas: 30 por cento da população em estado de grave má nutrição e uma taxa de mortalidade diária de duas por cada dez mil pessoas, além de um mínimo de 20 por cento dos agregados enfrentando grave escassez alimentar.

“Se o actual nível de resposta [a esta crise humanitária] continuar, a fome vai continuar a espalhar-se e a aumentar nos próximos quatro meses. No total são já quase quatro milhões de pessoas em situação de crise na Somália, das quais 750 mil se encontram em risco de morte nesse mesmo período na ausência de uma resposta adequada de distribuição alimentar”, é sublinhado em comunicado do Centro de Análise para a Segurança Alimentar (FSNAU), das Nações Unidas. “Morreram já dezenas de milhares de pessoas, a maioria das quais são crianças”, prossegue o documento.

A região de Bay, que integra a cidade de Baidoa, uma das mais importantes do país, está sob o controlo dos rebeldes islamistas da Al Shabaab, à semelhança do que acontece com a maior parte do território sul e centro da Somália. É a mais recente a juntar-se ao rol de regiões somalis em grave crise alimentar declaradas desde o passado mês de Julho pela ONU, depois de Bakool e Baixa Shabelle, que lhe são vizinhas, os campos de refugiados de Afgoye, que acolhem mais de 400 mil pessoas no norte de Mogadíscio, e ainda os que se localizam na própria capital somali, mais os distritos de Balaad e Adale, ambos na região de Shabelle Central.

Cerca de 12,4 milhões de pessoas por todo o Corno de África vivem actualmente a pior seca em seis décadas e encontram-se em estado de crise alimentar grave – nas quais se integram 3,7 milhões de somalis (praticamente metade da população do país), segundo estimativas da ONU. A Somália é o país mais afectado, tendo a somar à seca a guerra civil que assola o país desde 1991 e deixou arrasadas praticamente todas as infra-estruturas de acesso nas regiões do centro e sul, onde os Shabaab, de resto, declararam “mal vinda” a presença de várias agências de ajuda humanitária, incluindo as da ONU.

Sem comentários:

Mais lidas da semana