quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Timor-Leste: PNTL INAUGURA CLÍNICA PARA OFICIAIS





79 polícias vítimas de tuberculose desde 2000

Díli – O Comandante da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) comunicou que a tuberculose foi a primeira causa de morte entre os oficiais da polícia, desde 2000.

Longuinhos Monteiro, Comandante da PNTL, fez esta afirmação durante a inauguração do serviço clínico da PNTL, na sede de Kaikoli, Díli, esta segunda-feira, 19 de Setembro.

Desde 2000 que a tuberculose já matou 79 polícias. «Após 11 anos de existência desta instituição, vários membros importantes morreram devido a esta doença», referiu Longuinhos Monteiro.

A nova dependência de saúde da PNTL irá providenciar melhores condições aos polícias, oferecendo diagnósticos gratuitos todas as sextas-feiras, feitos por oficiais que tenham concluído estudos na área da Medicina, em Cuba.

Alguns médicos de Díli irão também colaborar com a clínica e outros três oficiais, que se encontram ainda a estudar em Cuba, irão também trabalhar para esta dependência. A instituição irá pedir donativos para melhor suportar as despesas.

O ministro da Saúde, Agapito da Silva, disse que a tuberculose é uma doença contagiosa e perigosa.

«O número de casos é elevado porque a doença transmite-se através do contacto interpessoal», revelou Agapito da Silva.

A tuberculose poderia ser erradicada, em Timor-Leste, através da cooperação entre todas as instituições do Estado, referiu Agapito da Silva.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana