terça-feira, 4 de outubro de 2011

África do Sul: Mandela de volta à terra natal, onde ficará à espera do seu “último dia”




SUSANA ALMEIDA RIBEIRO - PÚBLICO

A ABC News avançou a notícia de que o ex-Presidente sul-africano Nelson Mandela decidiu retirar-se para a sua terra natal, Mvezo, naquele que poderá ser um sinal de recolha e de “regresso a casa”, onde permanecerá à espera do seu “último dia”.

Apesar de não haver qualquer confirmação oficial da sua transferência para a terra que o viu nascer, a correspondente sul-africana da ABC News, Ginny Stein, deslocou-se a uma localidade chamada Mthatha, a cerca de 50 quilómetros de Mvezo, e falou com alguns habitantes locais, que acreditam que Mandela regressou a casa para ficar.

Zandisa Gwele - um habitante local que cresceu perto do local onde Mandela passou a sua infância - disse aos microfones do programa radiofónico “The World Today”: “De acordo com a tradição africana, um homem idoso, ou qualquer pessoa idosa, deverá regressar a casa, descansar e esperar pelo seu último dia”.

“O nosso ícone, Nelson Mandela, nasceu aqui. É filho da terra”, acrescentou.

A região onde nasceu e cresceu o primeiro Presidente sul-africano democraticamente eleito, no Cabo Oriental, é actualmente uma zona deprimida e com elevadíssimas taxas de desemprego, sobretudo entre os jovens.

Em Mvezo estão enterrados os filhos do primeiro casamento de Mandela e especula-se que o pai venha a ser enterrado também aqui, junto dos seus. Estas terras são tribais e pertencem ao reino dos Thembu. Um dos descendentes desta tribo, o príncipe Zwelithini Mfolozi, indicou à ABC que ouviu que “Nelson Mandela veio para ficar (...) até ao final da sua vida” e que espera que, na morte, Mandela “consiga atingir algumas das coisas que não conseguiu em vida”.

Detido durante 27 anos por lutar contra o regime de apartheid na África do Sul, Mandela foi libertado em 1990 e mais tarde (1994) eleito para a presidência da África do Sul.

Exerceu apenas um mandato como Presidente, até 1999, e retirou-se depois da actividade política.

Em 1993, Mandela recebeu o Nobel da Paz e tornou-se, em definitivo, um símbolo planetário da reconciliação e da luta anti-segregação racial.

Uma das citações mais famosas de Mandela é esta: “Nós podemos mudar o mundo e transformá-lo num lugar melhor. Está nas tuas mãos fazer a diferença”.

Sem comentários:

Mais lidas da semana