sábado, 22 de outubro de 2011

Autoridades preparadas para qualquer intervenção que garanta gasoduto no Greater Sunrise




MSE - LUSA

Díli, 22 out (Lusa) - O secretário de Estado dos Recursos Naturais de Timor-Leste, Alfredo Pires, admitiu hoje que as autoridades timorenses estão preparadas para qualquer intervenção que assegure a construção de um gasoduto do Greater Sunrise para o sul do país.

"Sim. É um negócio. Timor-Leste está preparado para fazer qualquer intervenção para assegurar o gasoduto para Timor-Leste e o negócio do pipeline, são coisas que dão bom retorno", afirmou Alfredo Pires, quando questionado pela agência Lusa se admitia a possibilidade de o país contribuir para a construção do pipeline.

A exploração do Greater Sunrise, campo de gás, criou um impasse nas relações entre a petrolífera australiana Woodside e as autoridades de Timor-Leste.

Enquanto a empresa australiana defende a exploração numa plataforma flutuante, Timor-Leste insiste em ter uma fábrica de processamento de gás natural na costa sul do país, com o objetivo de criar postos de trabalho e desenvolver aquela região.

A imprensa australiana tem noticiado que a Woodside concordou em rever a sua posição em relação ao Greater Sunrise.

"Fala-se da Woodside aceitar a opção de Timor-Leste, falam também de uma nova indústria de gás em Timor-Leste com este novo presidente da Woodside", afirmou o secretário de Estado, referindo-se às notícias veiculadas pela imprensa australiana.

Segundo o secretário de Estado, "pela parte de Timor-Leste o assunto do Greater Sunrise é uma coisa que já tem muito tempo".

"Continuamos com a nossa posição. Não há outra solução", insistiu Alfredo Pires.

Segundo Alfredo Pires, a possibilidade de Timor-Leste contribuir financeiramente para a construção do gasoduto são "ideias para partilhar riscos".

"Uma das preocupações da Woodside é que num gasoduto há muitos riscos, mas Timor-Leste não tem problema nenhum em participar, é um negócio e se participamos temos de ter lucro", disse.

"Timor-Leste está decidido com o que tem que acontecer com o Greater Sunrise, mas continua disposto a falar", concluiu Alfredo Pires.

*Foto em Lusa

1 comentário:

Anónimo disse...

Oxalá possa o projeto timorense dair do papel para a realidade

Mais lidas da semana