... na ortografia comum
MJB - INFORPRESS
Cidade da Praia, 30 Set (Inforpress) - Brasil e Portugal vão apoiar os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste na elaboração dos seus vocabulários para a integração no vocabulário ortográfico comum.
Esta é uma das decisões saídas da reunião técnica internacional sobre o vocabulário ortográfico comum da língua portuguesa, que durante quatro dias, reuniu na Cidade da Praia, representantes de todos os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
De acordo com o presidente do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), Gilvan de Oliveira, esta tarefa vai estar a cargo de uma equipa central constituída pelo Instituto Linguística periódica computacional de Lisboa e o Núcleo Inter-institucional da Linguística Computacional da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de São Carlos no Brasil.
“São dois dos mais modernos órgãos de gestão de léxico que nós temos nos países de língua portuguesa e que vão também com a equipe central assessorar os especialistas dos PALOP e de Timor Leste, no sentido que eles possam também constituir os seus vocabulários e integrá-los na base da ortografia comum”, explicou.
Gilvan de Oliveira precisou ainda, que com a integração de todos os vocabulários comum na página do IILP a CPLP terá uma normativa oficial do gerenciamento do léxico comum da língua portuguesa.
Portugal e Brasil são os dois países que já implementaram na totalidade o novo acordo ortográfico. Cabo Verde, assim com Angola, ratificou o acordo, mas ainda não o implementou.
Sem comentários:
Enviar um comentário