segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Diáspora: CONHECENDO A COMUNIDADE CABO-VERDIANA EM MADRID




A SEMANA
Um tour pela Madrid dos cabo-verdianos. É esta proposta do asemanaonline neste texto, que lhe mostra os lugares, os problemas e as conquistas dos crioulos na capital espanhola.
Embaixada de Cabo Verde
A Embaixada de Cabo Verde, em Madrid, fica agora na Calle Orense nº58 no 2ºPiso. Instalada num espaço mais amplo e funcional espera pela nomeação do novo embaixador para Espanha, posto deixado vazio com chamada de Jorge Tolentino para o Governo. Até lá tem à frente a conselheira Dulcineia Gonçalves, que nos prestou breves declarações sobre a vida dos cabo-verdianos espalhados por terras de Espanha. “Uma das nossas prioridades é apoiar a criação de uma associação em Madrid para que, juntamente com as que existem em Bembibre-Leon e Saragoça, se possa formar o conceito de uma só comunidade junto dos líderes associativos, em contraponto com o conceito de “comunidades” que hoje prevalece”.
IFH em Madrid
Carlos Moura, Administrador Financeiro do IFH, esteve reunido com algumas dezenas de cabo-verdianos no passado sábado, 24 de Setembro, na embaixada, para apresentar projectos em carteira e a perspectiva do governo para a área de habitação, venda de apartamentos e loteamento de terrenos.
Cesária Évora
A doença e a retirada dos palcos da diva dos pés descalços foram temas de vários órgãos de comunicação em Espanha, numa clara expressão da sua popularidade e reconhecimento artístico.
Associação Cabo-Verdiana
Bemaisa Ali Aisa, um espanhol de origem marroquina, mais conhecido por “Mohamed”, construtor civil, casado com uma cabo-verdiana de São Vicente, é quem mais se encontra empenhado na criação de uma Associação Cabo-Verdiana. Já visitou a terra da esposa e Santo Antão. Conta ter o apoio dos cabo-verdianos para levar adiante o projecto que de início não terá ajudas financeiras de qualquer organismo oficial espanhol. Sobre este ponto, declarou: “temos primeiro de apresentar trabalho e só depois pedir apoio, podem pagar-nos mediante a apresentação das facturas a comprovar as despesas.” Sobre o momento de crise disse-nos que até este facto pode ser favorável ao projecto, no que toca ao aluguer de uma sede: “Os preços estão muito mais em conta para a possibilidade de arrendarmos um espaço para sede. Um lugar de encontro de todos os cabo-verdianos. Já temos a promessa de duas passagens aéreas para Cabo Verde, por parte dos TACV em Lisboa, e vamos sorteá-las brevemente. Através da Internet faço normalmente duas horas de emissão da Rádio Cabo Verde em Madrid, das oito às dez da noite". E espera, dentro em breve, cobrar ao actual Presidente de Cabo Verde, Jorge Fonseca a promessa que o mesmo fez em plena campanha eleitoral, quando disse que iria a Madrid para a inauguração da sede da futura Associação. E para apresentar a comunidade cabo-verdiana devidamente organizada aos espanhóis, Ali Aisa pretende organizar um desfile de Carnaval pelas ruas de Madrid. O projecto da Associação é não só dinamizar os imigrantes mas também apoiar instituições cabo-verdianas com a remessa de materiais recolhidos junto das entidades espanholas.
Desemprego
Na comunidade cabo-verdiana são pesadas as consequências de uma crise que assola a Europa. Em Espanha reflectiu-se profundamente na construção civil, sector que empregava uma grande parte da mão-de-obra cabo-verdiana. O tempo vai-se esgotando junto daqueles que recebiam subsídios do Estado espanhol, cada vez mais reduzidos. E não são poucos aqueles que vão-se metalizando que a crise será prolongada, com consequências imprevisíveis. Permanecer na Europa, tentar a emigração para outras paragens parece ser intenção de muitos emigrantes crioulos em Epanha.
Empreendedorismo
Lino Ferreira é o dono de um cabeleireiro para homens: a Peluqueria Mindelo, na Calle Puerto Alto. Fechou a secção das senhoras e mantém ainda três empregados, todos cabo-verdianos. Sobre o actual momento do negócio disse-nos que o movimento de clientes em Setembro sempre é menor porque os pais e encarregados de educação têm de gastar na compra de livros e material escolar, e poupam noutros sectores, mas que em Outubro volta a clientela fixa.
Outra empresária deste sector é Marcolina Ferreira que, com o marido Januário Fonseca, gere a Peluqueria Buena Imagen, na Calle Tortosa, Porta de Atocha, de que são proprietários. Januário foi mineiro durante quinze anos mas um acidente de trabalho afastou-o do fundo das minas. Em Fevereiro partirá rumo a Alto Mira, em Santo Antão, para ir ajudar o pai no fabrico do grogue. Conta ir gozar a reforma na sua terra natal, porque as coisas aqui “estão de cabeça para baixo”.
Em Parla, cidade dormitório nos arredores de Madrid, existe uma grande concentração de cabo-verdianos. É aqui que encontramos Romana Conceição, proprietária do bar “La Fragua” e que trabalha sem olhar para as horas. Afinal, é ela quem ganha para a família, tem três filhos em São Vicente. Faz petiscos de Cabo Verde e costuma ter música ao vivo “com uns rapazes de São Nicolau que tocam em troca de comida e bebidas". Mas o negócio segue "com muito pouco movimento”.
No mesmo quarteirão existe outro bar, o “Elvira”, propriedade do Sr. Zeca, natural de São Nicolau. Na altura da nossa passagem pelo estabelecimento quem se encontrava ao balcão era o filho Wander Duarte. O movimento aqui também era escasso. Ainda tocámos à porta do pai, mas mandou-nos recado que o contacto ficaria para outra ocasião.
José João Lopes, Djô Branco, ex-mineiro em pré-reforma, sócio proprietário de duas casas de diversão nocturna, “Dejavu” e “Monte Cara”, inaugurou recentemente um terceiro estabelecimento e mantém interesses em Angola, na área da construção civil. Neste momento pondera investir em Cabo Verde, na área da distribuição. É o grande apoio de Benaisa Alsa no desafio de criar uma associação de cabo-verdiana em Madrid. Trabalha também na área do futebol em parceria com o empresário de Valdo, seu filho, jogador do Levante e internacional pela selecção de Cabo Verde.
Ponte de Culturas em Saragoça
A Casa Cultural de Cabo Verde vai organizar uma semana de cultura de 3 a 7 de Novembro. Este evento conta com o apoio do Instituto de Comunidades, Ministério de Comunidades e Ayuntamiento de Saragoça e conta com a presença da ministra das Comunidades, Fernanda Fernandes.
Texto e Fotos: Alexandre Conceição

Sem comentários:

Mais lidas da semana