sexta-feira, 28 de outubro de 2011

MPLA recupera artigo escrito para Kadafi mas que nunca chegou a ser publicado (*)




ORLANDO CASTRO*, jornalista – ALTO HAMA*

«A democracia só existe se brotar de cada um de nós e for cultivada cuidadosamente no quotidiano em todos os nossos gestos.

Esse é o ponto de partida. E no regime democrático nunca há ponto de chegada, porque os regimes políticos exigem um aperfeiçoamento permanente. Nada é dado como adquirido, o pluralismo de ideias impõe-se às certezas absolutas e sucessivas gerações têm pontos de vista e soluções diferentes para os mesmos problemas. Quem cultiva em si a democracia é tolerante, sabe perder, sabe ganhar e, sobretudo, é capaz de reconhecer o valor das ideias dos outros.

Na democracia não há inimigos, apenas adversários. E todos são importantes na construção das condições que suportam a liberdade: trabalho para todos, habitação, saúde e educação. Por isso, o regime democrático começa em nossa casa, mesmo que não haja na mesa muito pão. Em democracia todos podem ralhar e todos têm razão. Mas no dia em que na nossa casa houver oprimidos e as suas vozes forem silenciadas, a democracia fica reduzida a boas intenções. Não é com palavras mais ou menos bem intencionadas que se constrói ou se defende a democracia. Casa onde não há democracia, não existe legitimidade para discutir ideias ou apresentar alternativas.

Cada líbio tem de cultivar em si a democracia. Cada casa da Líbia tem de viver num clima democrático e os seus membros têm o direito indeclinável de fazer ouvir a sua voz. Só assim a democracia progride e se enraíza cada vez mais no nosso país. Enganam-se os que pensam que o regime democrático se institucionaliza por decreto ou que bastam jogos de palavras para contribuir para o aprofundamento da democracia. A Líbia abraçou o multipartidarismo e a economia de mercado há muitos anos. Nesse momento foram livremente aceites pelos líbios os mais importantes pressupostos da democracia. Como resultado dessa opção política, Muammar Kadafi passou a ser o primeiro defensor do regime democrático.

A História recente demonstra que Muammar Kadafi tem honrado os compromissos assumidos. Nem mesmo a guerra o fez mudar de posição. Numa altura em que a autoridade do Estado foi posta em crise na maior parte do território nacional por um exército ilegal e destruidor, Muammar Kadafi apostou na democracia e não foi pelo caminho que as circunstâncias apontavam, quer seria a declaração do estado de sítio. A sua fidelidade aos princípios democráticos permitiu que hoje os líbios vivam em paz e liberdade num inegável clima de reconciliação nacional.

Muammar Kadafi é um democrata convicto. Na sua casa, há democracia e liberdade de opinião. Ninguém pode apontar no seio do seu governo casos de dirigentes punidos só porque pensam de forma diferente do líder. Cada um assume publicamente as suas ideias sem medo de castigos, de expulsões ou de ameaças. Por isso, o eleitorado lhe deu mais de 82 por cento dos votos nas últimas eleições e sufragou a política seguida por Muammar Kadafi .

Mustafa Abdel Jalil disse que “a ditadura na Líbia é refinada mas é ditadura”. A grandeza da democracia está neste simples facto: os democratas são capazes de arriscar a vida e a liberdade para que líder do Conselho Nacional de Transição da Líbia tenha direito a exprimir livremente as suas opiniões. Mas eu considero que Mustafa Abdel Jalil não tem razão. Os líbios deram à democracia em África e no mundo uma dimensão nunca alcançada. Mustafa Abdel Jalil sabe como ninguém que o CNT esteve vários anos num Governo de Unidade e Reconciliação Nacional. Infelizmente, nesse período o seu partido deu um contributo muito pobre ao aprofundamento do regime democrático e em alguns momentos fez da Assembleia Nacional apenas arena de demagogia, cadeira vazia e crispação em níveis que chegaram a pôr em dúvida se o partido adere ao sistema democrático.

Felizmente, continua a triunfar o bom senso. Hoje Mustafa Abdel Jalil pede diálogo. Mas foi pena que na fase intensa do conflito Mustafa Abdel Jalil tivesse optado pelo silêncio, apoiando a guerra por omissão. Os heróis do seu partido que assinaram a paz, pondo fim à absurda aventura belicista, nunca mereceram do líder do CNT uma palavra pública de reconhecimento. E ela era devida, quanto mais não seja porque foram eles que lhe permitiram liderar o partido e usufruir das benesses do regime democrático que ele ingratamente acusa de “dictature raffinée”.

A democracia líbia é jovem e faz o seu caminho. Se Mustafa Abdel Jalil pede hoje diálogo é porque tem graves problemas no seu partido. No dia em que a democracia chegar à casa de Mustafa Abdel Jalil, verá que ela fica mais forte e mais madura, porque a Oposição é imprescindível ao regime democrático. O líder do CNT daria um sinal importante de abertura democrática se, por exemplo, concedesse ao nosso jornal a entrevista que nos últimos tempos por duas vezes recusou. Seria uma boa oportunidade para explicar aos líbios o que entende por “ditadura refinada”.»

(*) Este artigo é da autoria do porta-voz de Kadafi, Musa Ibrahim, e estava pronto para ser publicado após a vitória que o ditador dava como certa. Como tal não aconteceu, o texto foi recuperado, adaptado e publicado pelo regime amigo de Eduardo dos Santos, sob a pena do director do Jornal de Angola, José Ribeiro.

* Orlando Castro, jornalista angolano-português - O poder das ideias acima das ideias de poder, porque não se é Jornalista (digo eu) seis ou sete horas por dia a uns tantos euros por mês, mas sim 24 horas por dia, mesmo estando (des)empregado.

* Publicado em Alto Hama em 23 de Outubro 2011

Sem comentários:

Mais lidas da semana