terça-feira, 11 de outubro de 2011

Timor-Leste: Ministro detido na Austrália por transportar grande quantia de dinheiro




JORNAL DIGITAL

Ainda não foi revelado o nome

Díli – Segundo Paulo Martins, deputado do CNRT, um membro do Governo de Xanana Gusmão foi detido, na Austrália, no aeroporto de Darwin, por transportar 400 mil dólares em dinheiro.

Paulo Martins não quis revelar o nome do ministro, que foi à Austrália no âmbito de uma visita privada, onde está detido, mas disse, em sessão parlamentar, esta segunda-feira, 10 de Outubro, que o Governo irá investigar devidamente o caso.

Fernanda Borges, líder da bancada do Partido da Unidade Nacional (PUN), disse, na mesma sessão, que o ministro cometeu um crime, referindo que a sua atitude trará «vergonha para Timor-Leste».

Fernanda Borges é de opinião que o Governo deverá dar explicações acerca do sucedido: «Nós, o Parlamento, queremos saber de quem se trata, o nome do ministro que foi detido. As pessoas têm o direito de saber porque, caso contrário, pensarão que poderá ser qualquer um de nós».

A líder da bancada do PUN disse ainda que esta situação deverá ter ocorrido devido ao facto de o Parlamento timorense ter falhado ao criar uma lei que cubra a lavagem de dinheiro.

Inácio Moreira, deputado do FRETILIN, disse que o ministro prejudicou a imagem do país no exterior, acrescentando que «esta atitude não pode ser tolerada. Peço ao Estado que denuncie o nome do ministro em causa».

Inácio Moreira referiu ainda que a quantia que o político transportava equivale a um montante maior do que o ordenado de um ministro timorense, durante quatro anos.

O vice-Presidente do Parlamento, Vicente Guterres, disse, na mesma sessão, que o Governo deverá dar explicações acerca do sucedido, por se tratar de uma «grande vergonha para o país».

«Continuo a questionar, não para deixar o ladrão em liberdade mas porque é uma vergonha para o Estado de Timor-Leste», declarou Vicente Guterres.

(c) PNN Portuguese News Network

8 comentários:

Anónimo disse...

É Ministro ou mulher de Ministro (da Agricultura)?

Anónimo disse...

Nothing new here... business as usual. I am surprised they only got one, he must have failed to pay his quota. :)

Anónimo disse...

O nome dela é Lili Ribeiro, amante do Mariano Sabino. Eles andam a baralhar-nos com a história do ministro...

Anónimo disse...

eh mais uma forte razao para uma INSPECCAO URGENTISSIMA as contas bancarias e a situacao financeira dos ministros para saber donde o DINHEIRO E OS BENS esao provenientes porque maioria deles nunca trabalharam na vida eram apenas estudantes ou desempregados..... porque essa riqueza permatura????? do salario eh que nao deve ser.....VERGONHA EH PARA OS BOOTS SO MOSTRA QUE NAO TEM CAPACIDADE PARA GOVERNAREM NAO SABEM GERIR O ORSAMENTO ANUAL A INFRASTRUTURA DO PAIS ENCONTRA-SE EM PESSIMO ESTADO E ELES A VIVEREM VIDA LUXUOSA VE-SE MESMO QUE SO VAO LA PARA ROUBAR, MOSTRAR AO MUNDO QUE ITA MOS BELE SAI HANESAN RAI SELUSELUK NADA LAO FALI BA KOTUK TEMPO DA IDADE DE PEDRA.

Anónimo disse...

Alkatiri ho nia ministro uluk ukun mos naok barak, so que momento neba sedauk iha KAK, hot-hotu Alkatiri mak centraliza osan sira nee hotu. Neduni ema barak lahatene tamba sira cria sistema ida fechado ba ema publico controla. Agora sira hatenu hanesan anjo fali, moe laiha, haaaa...

Anónimo disse...

Deve ser alguém da Fretilin!

Anónimo disse...

Xanana demitirá o transgressor

Anónimo disse...

Alguém que me traduza o que foi escrito pelo anónimo. Sou caboverdiano e não entendi nada a não ser as palavras que são portuguesa.
César Silva, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.

Mais lidas da semana