VAM - LUSA
San José, 13 nov (Lusa) - O Presidente da República parte hoje para a Califórnia, a última etapa da visita de uma semana aos Estados Unidos, onde as comunidades portuguesas e a economia voltam a estar em destaque na agenda.
Com a parte da manhã reservada para a viagem entre Washington e San José, o primeiro ponto da visita de Cavaco Silva à Califórnia será só às 17:00 locais (já início de madrugada em Portugal, devido à diferença horária de oito horas), na Igreja Nacional das Cinco Chagas.
Depois de assistir aos hinos nacionais de Portugal e dos Estados Unidos tocados pelas 14 bandas portuguesas que estarão no local, o Presidente da República irá assistir a uma missa.
À noite, o chefe de Estado irá oferecer um jantar em honra da comunidade local num hotel da cidade, que contará com a presença de centenas de pessoas e onde serão agraciadas quatro personalidades.
Esta será a primeira vez que um chefe de Estado visita a Califórnia nos últimos 21 anos.
Já na segunda-feira, no último dia da visita de uma semana de Cavaco Silva aos Estados Unidos, que começou na terça-feira, com passagem por Nova Iorque e Washington, será a economia a dominar a atenção do Presidente da República, que começará por tomar um pequeno-almoço de trabalho com operadores de 'Venture Capital' de Silicon Valley.
Do encontro, o Presidente da República partirá para a Universidade de Stanford, onde irá proferir uma palestra com o tema "Portugal - a outra história em ligação com o futuro".
Num dia em que o Presidente da República irá apresentar Portugal como um país de inovação tecnológica e como um país que merece ser olhado com oportunidade de investimento, a tarde será dedicada às empresas, começando com visitas à Cisco e à Lockheed Martin.
Ao final da tarde, Cavaco Silva irá deslocar-se ao Plug and Play Tech Center, um "acelerador de crescimento enmpresarial", onde já estão instaladas algumas empresas portuguesas, para assistir à apresentação do programa "Global Strategic Innovation".
Um encontro com a missão empresarial organizada pelo ministério da Economia a Silicon Valley marcará o fim da visita de quase uma semana aos Estados Unidos, que, conforme já explicou Cavaco Silva tem como principal objetivo afirmar internacionalmente Portugal pela positiva e corrigir a "imagem um pouco distorcida" por vezes projetada.
*Foto em Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário