quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Chantagem: União Europeia suspende ajuda urgente à Grécia até que cumpra acordo




JORNAL DE NOTÍCIAS

Os líderes europeus recusam renegociar os requisitos para o segundo resgate da Grécia e bloquearão a ajuda urgente de 8 mil milhões de euros ao país, caso Atenas não aplique os ajustes exigidos, segundo a imprensa espanhola e francesa.

Segundo a agência Europa Press, que cita o jornal "Le Monde", essa é a mensagem que o presidente francês, Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã, Angela Merkel, transmitirão ao presidente grego, George Papandreou hoje à tarde.

Os três responsáveis reúnem-se em Cannes antes do início da cimeira do G-20, e depois de Papandreou ter anunciado a realização de um referendo sobre as condições do resgate europeu.

Nesse encontro participarão também a directora geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e os representantes das instituições da União Europeu.

Recorde-se que a ajuda de 8 mil milhões de euros, que corresponde à sexta tranche do primeiro resgate à Grécia, foi aprovada a 21 de Outubro depois de vários atrasos da Grécia na aplicação de medidas de austeridade acordadas.

O Le Monde refere que tanto a UE como o FMI consideram "inimaginável" entregar esse pacote de 8 mil milhões de euros depois do anúncio do referendo.

Os cálculos em Paris sugerem que a Grécia ficará sem dinheiro o mais tardar em Dezembro, factor que tencionam usar como pressão para que se cancele o referendo ou que, a avançar, acelere a sua realização.

Segundo o jornal os líderes europeus pedirão também ao governante grego que questione directamente os cidadãos do seu país sobre se desejam ou não sair da moeda única.

"Não podemos impedir que os gregos se suicidem", refere um diplomata francês citado pelo jornal.

Mais Economia

*A palavra chantagem na abertura do título é acrescento e consideração do Página Global, sendo o restante do original mencionado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana