domingo, 6 de novembro de 2011

CONCENTRAÇÃO DE MILHARES DE TIBETANOS JUNTO A MOSTEIRO EM SICHUAN



TSF

Milhares de tibetanos concentram-se junto a um mosteiro em Ganzi, na província de Sichuan, onde um monge budista se imolou pelo fogo esta semana num protesto contra as autoridades chinesas.

O relato da organização Free Tibet afirma que são cerca de 10 mil os tibetanos estão hoje concentrados junto ao mosteiro de Nyitso Tawu para homenagear o monge de 35 anos que morreu esta quinta-feira depois de se ter sacrificado pelo fogo na província chinesa de Sichuan, no sudoeste do país.

Com mais este acto de um monge budista (que o justificou com a liberdade religiosa e o regresso de Dalai Lama ao Tibete) aumentou para onze o balanço de imolações e tentativas de imolação de budistas tibetanos na região, este ano.

O grupo de defesa de direitos humanos com sede em Nova Iorque diz também que as forças de segurança chinesas estão presentes nas ruas.

Contactados pela agência de notícias Associated Press, o governo local e as forças policiais disseram que não tinham conhecimento desta concentração ou não atenderam o telefone. Já residentes locais contactados referiram que a presença policial é mais reduzida do que o que tem sido relatado.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana