segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DILMA ROUSSEFF DEVE VISITAR CABO VERDE NO INÍCIO DO PRÓXIMO ANO




EXPRESSO DAS ILHAS - INFORPRESS

A Presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff, deverá visitar Cabo Verde no início do próximo, a convite do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

A informação foi avançada pelo próprio chefe de Estado Cabo-Verdiano na sua página da rede social Facebook, após ter-se reunido com a sua homóloga brasileira, em Salvador da Bahia, momento aproveitado para, como disse, "aprofundar as relações de cooperação e potenciar dossiers em curso ou pendentes".

"Foi um encontro muito cordial, diria até afectuoso, mas sobretudo útil. A Presidente do Brasil visitará Cabo Verde, a meu convite, no início do próximo ano", escreveu o presidente cabo-verdiano.

Jorge Carlos Fonseca deslocou-se ao Brasil na sexta-feira para participar no encontro Ibero-Americano de alto nível para comemorar o Ano Internacional dos Afrodescendentes, realizado hoje em Salvador da Bahia.

É pretensão de Jorge Carlos Fonseca reforçar as relações de parceria e aproximar Cabo Verde e Brasil ao "máximo possível", sobretudo neste contexto complexo e difícil que o mundo atravessa, no qual o Brasil, enquanto país emergente, tem um papel muito decisivo, destacou.

"Temos relações bilaterais muito fortes em várias áreas. O Brasil também faz parte da CPLP como nós, mas é um país emergente e, portanto, no domínio das relações externas do país, é muito decisivo, sobretudo, neste contexto complexo e difícil que o mundo atravessa", disse o Presidente da República antes de partir para o Brasil, defendendo que a cooperação com esse país lusófono "deve cada vez mais forte".

Na sequência do encontro Ibero-Americano de alto nível para comemorar o Ano Internacional dos Afrodescendentes, que reuniu chefes de Estado da América Latina e dos países africanos que estão ligados ao tráfico negreiro, Jorge Carlos Fonseca manteve ainda contactos com os presidentes do Uruguai e da Guiné Konakry, com o vice-presidente da Colômbia e com o Governo da Baía.

Antes de regressar ao país Jorge Carlos Fonseca deverá reunir-se com os empresários da Baía.

Sem comentários:

Mais lidas da semana