domingo, 20 de novembro de 2011

EUA: USO DE GÁS PIMENTA NA UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA CAUSA POLÉMICA




RTP

Um vídeo do polícia John Pike a atirar gás pimenta para a cara de estudantes sentados no chão na Universidade da Califórnia em Davis está a levantar grande polémica nos Estados Unidos e nas redes sociais. Alguns membros da universidade pediram já a demissão da reitora Linda Katehi, por ter autorizado o uso da força no campus universitário.

A reitora, que já lançou uma investigação sobre as causas do incidente, revelou ontem em comunicado que agradece a colaboração dos estudantes na denúncia da actuação da polícia: "O uso de sprays de gás pimenta, tal como é mostrado no vídeo, é arrepiante para todos e levanta muitas questões sobre a melhor forma de lidar com situações como esta."

Dezenas de vídeos têm sido colocados na Internet pelos estudantes envolvidos neste incidente, incluindo alguns que revelam nome, morada, e-mail e números de telefone do polícia que usou o gás pimenta contra os manifestantes que, aparentemente, não mostram qualquer resistência. Durante todo o dia de ontem, o incidente foi o tópico mais discutido nas redes sociais.

Segundo o comunicado da reitora, um grupo de manifestantes ergueu 25 tendas no campus na quinta-feira, violando as regras da Universidade, numa estratégia idêntica à usada por outros manifestantes em diversas zonas dos Estados Unidos, incluindo Wall Street. A polícia justificou o uso do gás pimenta, dizendo que os agentes estavam cercados e essa seria a única saída possível. As imagens desmentem a versão policial.

Ontem à noite, depois de uma entrevista à CNN para explicar o incidente, Linda Katehi passeou pela zona do campus onde se encontram concentrados centenas de estudantes. O vídeo que resulta desta saída da reitora é também dramático, pois desta vez os estudantes ficam no mais absoluto silêncio, conseguindo até ouvir-se os saltos altos de Katehi no passeio. A reitora promete na altura aos jornalistas que falará aos estudantes da segunda-feira.

Alguns dos estudantes atingidos pelo gás pimenta foram hospitalizados e dez deles foram detidos pelas autoridades. Numa carta aberta que publicou online, Nathan Brown, professor do Departamento de Inglês pede a demissão imediata de Linda Katehi, juntando a sua voz a uma associação de professores da Universidade, que tomou idêntica decisão.

"O facto é que a administração dos campus da Universidade da Califórnia usa a brutalidade policial para aterrorizar os estudantes e os professores, para esmagar os protestos políticos nos nossós campus e para suprimir o direito de reunião pacífica", escreve Brown. "Muitas pessoas sabem disto, muitas mais estão a aprendê-lo rapidamente".


Sem comentários:

Mais lidas da semana