sexta-feira, 25 de novembro de 2011

GUINÉ EQUATORIAL DEVERÁ ADERIR À CPLP NA CIMEIRA DE MAPUTO



RTP

A Guiné Equatorial vai aderir à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) na próxima cimeira da organização, a realizar em Maputo, disse hoje em Luanda o Presidente daquele país, Teodoro Obiang, no final de uma visita de trabalho.

"Abordámos a integração da Guiné Equatorial na comunidade de países lusófonos e penso que na próxima cimeira, possivelmente a Guiné Equatorial será país membro", disse.

Na curta declaração à imprensa, feita com significativo atraso relativamente à hora prevista, Teodoro Obiang salientou o facto de o seu país presidir neste momento à União Africana e, nesse contexto, destacou ter trocado com o seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, "impressões sobre a situação política africana e internacional".

"Abordámos temas importantes que dizem respeito à cooperação, ao desenvolvimento, à segurança dos nossos Estados e de África. Penso que chegámos a um bom entendimento. Fizemos uma revisão profunda sobre a atual situação de África e coincidimos nos pontos de vista", acrescentou, sem elaborar.

Nesta curta estada em Luanda, Teodoro Obiang manteve um encontro privado com José Eduardo dos Santos, presidente em exercício da CPLP, e visitou hoje de manhã a cidade de Kilamba, sul de Luanda, símbolo do crescimento e desenvolvimento de Angola, onde está a ser construída uma nova centralidade da capital angolana.

Segundo a agência Angop, os dois países realizaram em abril de 2011, em Bata, capital económica da Guiné Equatorial, a primeira sessão da Comissão Mista Bilateral, onde concordaram em reforçar os mecanismos de cooperação, "de modo a permitir uma relação de confiança mútua e com sentido renovado e estratégico".

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana