domingo, 6 de novembro de 2011

Movimento cultural no fim-de-semana: 25 anos do Mutumbela e muita dança na capital


Yolanda, Lucrécia e Graça


É OFICIALMENTE lançado amanhã um festival de teatro, mas que comportará exposições, música, declamação de poesia e uma conferência em alusão aos 25 anos de criação do grupo teatral Mutumbela Gogo. O evento, que será uma gala, terá lugar na Fortaleza de Maputo, devendo ser apresentado o programa dessas comemorações que durarão uma semana e que juntarão outros artistas e grupos nacionais e estrangeiros.

Entretanto, hoje, amantes da cultura na cidade de Maputo poderão deliciar-se com a peça de “Dançando Com a Chuva”, uma criação que começou com o texto de Eduardo White, amadurecendo, sob a forma de coreografia, com os préstimos de Pérola Jaime e a colaboração musical de Chico António, Paíto Tcheco, Jorge Domingos, Rufus Maculuve, Amade Nharuluque e Rolando Lamussene. O Centro Cultural da UEM é o palco da dança com a chuva.

O fim-de-semana cultural na capital do país contempla ainda o encerramento da IV Edição da Plataforma de Dança Contemporânea Kinani, que vem decorrendo desde terça-feira. Do programa de espectáculos constam as apresentações, hoje, das peças “Persona”, da coreógrafa espanhola Raquel Gualtero, e “Not Enough”, peça moçambicana do Projecto Auto-Preconceito, no Teatro Avenida,

O Kinani terá também hoje, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, “Corpo Voice”, do projecto Moza-Swazi, “Eve”, pelos franceses (Ilhas Reunião) Colectif AléAAA, e “Cala-te”, de Maria Helena Pinto.

Amanhã, derradeiro dia da plataforma, o Jardim Tunduru irá testemunhar a exibição da peça israelita “Network: duet in trampoline”, de Maya Levy e Hanan Anando Mars, enquanto no Centro Cultural Franco-Moçambicano teremos “Renga”, da companhia japonesa Unfigure Compony, “Femme Parmi des Autres”, dos tunisinos Companhie Cavea, enquanto o Teatro Avenida terá a co-produção germano-holandesa “It’s Gonna Blow”.


Sem comentários:

Mais lidas da semana