domingo, 27 de novembro de 2011

Secretário-geral NATO lamenta «acidente trágico» com soldados do Paquistão




TSF - hoje às 10:30

O secretário-geral da NATO disse hoje que a morte dos 24 soldados paquistaneses foi «um acidente trágico e involuntário», apresentando as suas condolências ao Paquistão.

«Escrevi ao primeiro-ministro paquistanês para lhe assegurar que a morte dos soldados paquistaneses é tão inaceitável e lamentável como as mortes de soldados afegãos ou internacionais», indicou num comunicado, hoje divulgado.

«Foi um acidente involuntário», sublinhou Anders Fogh Rasmussen.

O Paquistão expressou hoje um «profundo sentimento de raiva» aos Estados Unidos na sequência de um ataque aéreo da NATO que matou 24 soldados paquistaneses na fronteira com o Afeganistão.

Islamabad deu a conhecer a sua «raiva» através de um telefonema da ministra dos Negócios Estrangeiros, Hina Rabbani Khar, à sua homóloga norte-americana, Hilary Clinton.

No sábado, helicópteros da NATO, que mantém uma força de segurança no Afeganistão sob comando dos norte-americanos, bombardearam dois postos militares paquistaneses próximos da fronteira afegã, matando 24 soldados.

«Esses ataques são totalmente inaceitáveis, demonstram uma indiferença total ao direito internacional e à vida humana», disse a ministra paquistanesa à sua homóloga norte-americana, segundo um comunicado do Ministério paquistanês dos Negócios Estrangeiros.

Depois do ataque, o Paquistão bloqueou a passagem de camiões de abastecimento da NATO em direcção ao Afeganistão. Islamabad diz que está a rever todas as formas de cooperação com a Aliança Atlântica.

Sem comentários:

Mais lidas da semana