segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Timor-Leste: PORTUGAL DÁ FORMAÇÃO SOBRE CRIMINALIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA



MSE - LUSA

Díli, 21 nov (Lusa) - Quase duas dezenas de funcionários do ministério da Justiça de Timor-Leste iniciaram hoje uma formação "altamente especializada" sobre criminalidade económica e financeira.

O curso terá a duração de duas semanas e é lecionado por um procurador da República e um inspetor chefe formador da Polícia Judiciária de Portugal.

"Trata-se de um curso de formação altamente especializado com a colaboração da Procuradoria-Geral da República e Polícia Judiciária de Portugal. Trata-se de uma formação específica dirigida fundamentalmente à criminalidade complexa económica e financeira, com contornos de investigação criminal e na vertente jurídico-penal", afirmou à agência Lusa o inspetor da PJ Carlos Liz.

Segundo Carlos Liz, a "formação insere-se na cooperação já existente, de longa data, profícua, entre os ministérios da Justiça de Portugal e de Timor-Leste".

A ministra da Justiça de Timor-Leste, Lúcia Lobato, que abriu a formação considerou que o curso é importante para elevar a capacidade do sistema de justiça.

Os formandos que iniciaram hoje a formação estão paralelamente a desenvolver capacidades em língua portuguesa, porque em janeiro vão iniciar um curso em investigação criminal na escola da PJ em Portugal, com duração de sete meses.

"A abertura do curso está prevista para o dia 09 de janeiro e terá a presença da ministra da Justiça", disse Carlos Liz.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana