domingo, 11 de dezembro de 2011

Angola: PRESIDENTE E A ESPOSA CONVIVEM COM CRIANÇAS


Presidente José Eduardo dos Santos e Ana Paula dos Santos ofereceram presentes às crianças durante a festa de Natal antecipado na Cidade Alta - Fotografia: Francisco Bernardo
EDVALDO CRISTÓVÃO - JORNAL DE ANGOLA

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e a Primeira-Dama, Ana Paula dos Santos, conviveram, ontem, no Palácio Presidencial, com mais de 400 crianças, a quem proporcionaram, durante várias horas, momentos que elas nunca mais vão esquecer.

As crianças, provenientes de escolas, públicas e privadas, de lares de acolhimento e de creches de todo o país, visitaram o Palácio Presidencial da Cidade Alta, inclusivamente a sala de reuniões do Conselho de Ministros, órgão colegial de consulta do Presidente da República e Chefe do Executivo, mas também correram e brincaram.

Durante uma parte grande do dia, as crianças jogaram futebol e basquetebol, nadaram na piscina, dançaram, ouviram música, declamaram poemas, interpretaram trechos de peças de teatro alusivas ao Natal e receberam prendas.

A partida de basquetebol entre as crianças foi animada pelo internacional angolano Milton Barros.

A Primeira-Dama, Ana Paula dos Santos, desejou-lhes um bom 2012, mas também lhes recomendou que se portassem melhor e que continuassem a ser bons alunos.

Satisfação incontida

Bruno Silva, 8 anos, que recebeu das mãos do Presidente da República uma bola de futebol, disse, ao Jornal de Angola, ter ficado emocionado e que gostava de voltar ao Palácio mais vezes para conviver com todas as crianças.

Enzo Araújo, estudante da 4ª classe em Luanda, revelou que do que gostou mais foi do “momento de futebol e de quando os músicos actuaram no palco montado no jardim da Cidade Alta”. Os representantes do interior do país ofereceram à Primeira-Dama Ana Paula dos Santos peças representativas da cultura de cada província.

O basquetebolista Milton Barros, que a convite do Chefe de Estado e da Primeira-Dama participou na festa, elogiou a iniciativa:

“Gostei de conviver com as crianças e fico feliz por saber que as figuras mais importante do país são solidárias com elas, principalmente com as que iam ter um Natal triste se não tivessem esta oportunidade única”.

Os artistas angolanos Cage One, Walter Ananás e Eliote Cassana associaram-se à festa para gáudio das crianças, que vibraram com as músicas criteriosamente seleccionadas para a cerimónia. Walter Ananás, autor da música Mboya, disputou os aplausos com Cage One, cantores muito aplaudidos pelas crianças durante a actuação.

Natal infantil no Kifangondo

Cerca de 600 crianças em Luanda festejaram, ontem, no Marco Histórico da Batalha de Kifangondo, Cacuaco, o Natal.

A vice-governadora provincial para a área política e social, Juvelina Imperial, que presidiu ao acto, alertou os pais para o perigo, principalmente nesta época festiva, das crianças andarem sozinhas na rua fora de horas expostas a maus-tratos. Na cerimónia em que representou o governador Bento Sebastião Bento, Juvelina Imperial pediu às crianças para respeitarem as orientações dos mais adultos e se aplicarem nos estudos no próximo ano lectivo.

As crianças dos sete municípios de Luanda – Icolo e Bengo, Viana, Belas, Kilamba Kiaxi, Quissama, Cazenga e Cacuaco – que participaram na iniciativa, além de receberem brinquedos, almoçaram e lancharam.

A cerimónia cntou com a presença de representantes das Direcções provinciais do Ministério da Família e Promoção da Mulher e da Assistência e Reinserção Social.

Sem comentários:

Mais lidas da semana