quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ATUALIDADEZINHA SOBRE TIMOR-LESTE




NOTÍCIAS EM PORTUGUÊS… LAHIA*?

A redação do Página Global faz notar que a quase ausência de notícias em português relativas a Timor-Leste força-nos a publicar noticiário quase irrelevante comparativamente à atualidade timorense, independentemente de nos apercebermos que muito mais haveria para noticiar ao vermos as publicações timorenses em tétum ou até em inglês. As notícias que se seguem foram compiladas de Sapo TL, que mais parece apostado em parecer um órgão semi-oficial da propaganda pró-governamental, como acontece em muitos outros exemplos nos países da lusofonia.

Timor-Leste é o único país da lusofonia em que mais nos deparamos com dificuldades em trazer até vós a atualidade à margem de interesses esconsos, sejam eles político-partidários, de corrupção ou de relevante interesse geral. Lamentamos que seja quase permanente e muitas vezes cíclica esta dificuldade de desfrutarmos de notícias em português sobre Timor-Leste, mas nada mais podemos fazer para além daquilo que apresentamos, pese embora a Agência Lusa manter uma delegação em Díli, juntamente com a RTP. Afinal até nem seria má ideia retirar de lá uma e outra "fonte de notícias" porque o trabalho apresentado é paupérrimo, não justificando os custos elevados que o erário público português está a suportar para tão irrelevante permanência.

Segue-se um breve condensado de algum do noticiário SAPO TL, que podia ter sido feito pelo Zé da Esquina; folha que recomendamos que visite para constatar a pobreza de notícias sobre Timor-Leste e ler mais alguma coisa sobre desporto que aqui não incluimos. Refira-se ainda que julgámos que SAPO TL viria a ser uma mais valia para a informação sobre Timor-Leste e para Timor-Leste… EM PORTUGUÊS. Desejam-se e esperam-se rápidas melhoras. Lamentamos ter de fazer este reparo. Por vezes vozes de burro chegam aos céus e tudo passa a evoluir pela positiva. (redação PG)

 *Lahia = Não há.

Januário Pereira promete electricidade na parte leste do país antes do Natal

15 de Dezembro de 2011, 11:06

SAPO TL

O Secretário de Estado da Electricidade, Água e Urbanização (SEEAU), Januário Pereira garante que a população da parte leste do território irá ter acesso normal a electricidade antes do Natal, informa o CJITL.

“Neste momento os técnicos estão em fase de instalação nos distritos de Baucau, Lospalos e Aileu, por isso antes do Natal tudo estará normalizado ” informou Januário, adiantando ainda que no dia 22 a electricidade estará a funcionar na sua plenitude em Baucau e dia 23 em Lospalos e Aileu.

Januário Pereira acrescentou ainda que os distritos de Ermera e Viqueque também irão estar na lista de electricidade 24h ainda este mês de Dezembro.

SAPO TL com CJITL

CFP realiza hoje Seminário Sobre a Ética e Profissionalismo

15 de Dezembro de 2011, 10:26

SAPO TL

A Comissão Função Pública (CFP) organiza hoje um seminário sobre a Ética e Profissionalismo na Função Pública, em Díli, com a participação de membros do governo e seus funcionários., informa o CJITL.

O seminário conta com a presença do Primeiro-Ministro Xanana Gusmão e será liderada pelo presidente da CFP Libório Pereira.

Isabel Pereira, Jesuina Maria Fereira Gomes, e Alexandre Gentil Corte Real de Araujo também constam do painel de moderadores.

Este seminário vem na sequência de críticas frequentes aos funcionários públicos e da sua falta de disciplina e profissionalismo.

SAPO TL com CJITL

Presidente de Timor-Leste apoia Irão num programa nuclear pacífico

15 de Dezembro de 2011, 09:09

De acordo com a Agência Noticiosa do Irão, o Presidente e prêmio Nobel da Paz, José Ramos-Horta, expressou esperança no direiro ao acesso à energia nuclear para fins pacificos e obter os resultados desejáveis em negociação.

O Presidente Ramos-Horta fez as declaraçoes durante a cerimonia de credenciais do novo Embaixador do Irão para Indonésia (que é igualmente acreditado para Timor-Leste), Mahmoud Farazandeh, ontem à tarde, terça-feira, dia 13, onde falou também na abolição dos arsenais nucleares, químico e biológico.

Sobre a paz no Médio Oriente, o presidente Ramos-Horta também expressou a esperança na implementação da democracia, paz e estabilidade na região.

SAPO.TL e IRNA

2 comentários:

Anónimo disse...

Paciência...Publiquem em inglês

Anónimo disse...

Pois, não sei o que dizer. Se isto é jornalismo que se faz em Timor, é preferível deixar entrar os australianos e faz-se algo de qualidade. o português não vale nada!

Mais lidas da semana