quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Brasil: FATOS EM FOCO




Hamilton Octavio de Souza- de São Paulo – Correio do Brasil

Comissão paulista

Por iniciativa do deputado Adriano Diogo (PT), a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a constituição de uma Comissão da Verdade para apurar os casos de tortura, morte e desaparecimento no Estado e contribuir com a Comissão Nacional da Verdade. A comissão paulista será composta por cinco deputados, vai funcionar a partir de março de 2012 e terá dois anos para apresentar suas conclusões. Uma importante conquista!

Cadeia lotada

O ex-presidente da França, Jacques Chirac, de 79 anos, foi condenado a dois anos de prisão pela Justiça francesa. Crime: quando era prefeito de Paris, nos anos 1990, criou 21 empregos fictícios, pagos com o dinheiro público, para remunerar funcionários do seu partido político. Imagine se a Justiça daqui fosse mandar para a cadeia todos os vereadores, prefeitos, governadores, deputados e senadores que fazem a mesma coisa no Brasil!

Concentração

A fusão de dois gigantes do suco de laranja, Citrovita e Citrosuco, aumenta ainda mais a força do oligopólio nesse setor industrial sobre os produtores de laranja e o mercado consumidor. A nova empresa passa a controlar 45% da produção de suco. É cada vez mais acintosa a omissão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a ausência de políticas públicas para promover a desconcentração empresarial. Quem paga é o trabalhador!

Invasão bárbara

No dia 15 de dezembro os Estados Unidos declararam formalmente o fi m da guerra contra o Iraque e a retirada de seus últimos soldados. Após oito anos e oito meses desde a invasão, eles deixaram um saldo de quase 119 mil mortos, a grande maioria de civis iraquianos (104 mil), além de 4,4 mil soldados estadunidenses. Uma agressão com justificativa falsa e brutal destruição. Uma tragédia para milhares de pessoas que perderam familiares e amigos.

Lucro fácil

As fábricas de diplomas universitários do Brasil estão em acelerado processo de concentração empresarial, especialmente porque a liberação do ensino à distância potencializou as margens de lucro muito acima dos ganhos obtidos no ensino presencial. A fusão dos grupos Kroton e Unopar dará um faturamento acima de R$ 1 bilhão em 2011, a maior parte proveniente dos 228 mil alunos do ensino à distância. O MEC assiste de camarote!

Direitos humanos

Importante documento para quem se interessa em acompanhar as violações e as lutas em defesa dos direitos humanos, no Brasil, o relatório anual produzido pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos já está disponível no site www.social.org.br – com análises sobre a situação nas mais diferentes áreas de atividades, desde as mortes no campo até a exploração do trabalho infantil. Um documento necessário!

Comunistas

No dia 16 de dezembro completaram-se 35 anos do episódio conhecido como a Chacina da Lapa, quando agentes da repressão, no governo Geisel, assassinaram três dirigentes do PCdoB – Pedro Pomar, Angelo Arroyo e João Batista Drummond – durante reunião do comitê central do partido, na Lapa, em São Paulo. Por iniciativa do vereador Jamil Murad, a Câmara Municipal de São Paulo rendeu homenagem aos mártires comunistas.

Privatização

O governo Dilma, além de continuar firme no processo de privatização dos aeroportos, contra a vontade dos trabalhadores, agora introduziu uma cláusula bastante questionável no edital de licitação: a exigência de participação do capital estrangeiro, sob a alegação de experiência na gestão de grandes aeroportos. A estatal brasileira Infraero, que tem essa capacidade operacional, ficará com apenas 49% de participação.

Desemprego

Pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo indica que o setor industrial fechou 46,5 mil postos de trabalho no mês de novembro e que deverá ter no mês de dezembro uma variação negativa de 2% em relação ao ano passado. Agora em dezembro foram registradas demissões em massa também no setor bancário e de professores de escolas privadas. A crise do emprego avança para 2012!

*Coluna originalmente publicada na edição 460 do Brasil de Fato.

Sem comentários:

Mais lidas da semana