sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Livro sobre missão na Guiné-Bissau visa lançar novo movimento em Portugal



FPA - LUSA

Lisboa, 09 dez (Lusa) - Uma viagem de dois meses numa ação humanitária na Guiné-Bissau inspirou Porfírio Dias Santos a escrever um livro, que lança no sábado em Lisboa, para incentivar o voluntariado e estimular a criação de um novo movimento em Portugal.

No Ano Europeu do Voluntariado, que termina a 31 de dezembro, Porfírio Dias Santos passou dois meses na Guiné-Bissau. O objetivo foi participar numa ação de distribuição de equipamento escolar, mas a viagem teve "aventuras e desventuras" que o inspiraram a escrever um livro.

Em "210 imagens e 1001 palavras", as 140 páginas de "Missão: Voluntário na Guiné-Bissau" descrevem, de uma forma romanceada, as emoções que sentiu de cada vez que recebeu o sorriso feliz de uma criança, mas também as noites em que passou fome.

O objetivo do livro, diz, é divertir quem o ler, mas sobretudo incentivar o espírito do voluntariado, "especialmente nos mais jovens, que estão a terminar os cursos e à procura de emprego", disse à Lusa. "O voluntariado não é um emprego, mas é uma atividade altamente remunerada do ponto de vista espiritual", garante.

Por outro lado, o autor, que desde 2005 se dedica a percorrer o mundo, sobretudo o lusófono, para levar ajuda aos que dela precisam, quer "lançar as sementes" de um novo movimento que passa pela constituição de "múltiplas associações pelo país".

A ideia é aproveitar "as intenções das boas pessoas em Portugal" para que reúnam grupos "na sua zona, na sua escola, com o seu grupo de amigos, com associações de alunos ou até professores e pais" e para que juntos recolham bens, muitas vezes "tratados como lixo", mas que fazem falta a quem não tem nada.

"Os nossos sótãos e garagens estão cheios de livros escolares, brinquedos, roupas e muito do supérfluo que usamos e arrumamos para sempre", recorda. "Queremos levar às crianças e jovens da Guiné-Bissau a possibilidade de sonharem e de concretizarem os seus sonhos. Através da educação é possível a luta contra a pobreza e as desigualdades", afirma.

Para já, Porfírio Dias Santos identificou, na sua viagem, quatro projetos que precisam de apoio, todos eles na área da educação e já encetou contactos com as missões no terreno.

Construir uma escola no Canchungo, um projeto dos Missionários Adventistas da Guiné-Bissau; equipar a Escola de Gabu, dos Missionários Adventistas de Gabu; distribuir bens essenciais não alimentares, como roupa, sabão, geradores e sanitários, da Missão Evangélica de Belém; e montar um jardim infantil na ilha de Bubaque, pela Associação Tabanca de Bruce, são os programas escolhidos.

O objetivo, explica o autor é que cada uma das associações a criar em Portugal "apadrinhe" um destes projetos, à semelhança dos apadrinhamentos de crianças.

Apesar de a ideia estar ainda numa fase muito embrionária, Porfírio Dias Santos diz que foram várias as pessoas que já se mostraram interessadas em aderir. Quando a associação for constituída, o autor diz que até já tem um projeto de nome.

Recordando que Gaia é a deusa da Terra na mitologia grega e que vive na cidade com o mesmo nome, Porfírio Dias Santos diz que vai propor o nome "Tabanca de Gaia".

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana