Económico – Lusa, com foto
Beatrice Weder di Mauro, conselheira do Governo alemão, alertou hoje contra um eventual colapso do euro em 2012.
"Um colapso do euro seria mau para todos, mas já não se pode excluir totalmente", disse a professora helvética, em entrevista ao tablóide Bild.
Di Mauro lembrou que os políticos europeus estão a tentar há quase dois anos conter a crise das dívidas soberanas e erguer barreiras protectoras, "que até agora, no entanto, foram insuficientes".
Na opinião da professora de economia na Universidade de Mainz, os políticos subestimaram a crise, e de início fizeram pouco para a combater, não conseguindo agora actuar tão rapidamente como desejariam.
"E isso é um problema, porque os mercados estão nervosos e impacientes", advertiu.
Convidada a apontar soluções para a crise, di Mauro disse ser necessário que os países mais endividados da zona euro aceitem, a longo prazo, um plano de insolvência.
Além disso, os outros países da moeda única terão de se comprometer a reduzir as dívidas públicas e a sanear os orçamentos nacionais, acrescentou.
Através destas medidas, as dívidas públicas poderiam ser reduzidas a 60% do produto Interno Bruto (PIB) dentro de 20 anos.
Quanto aos juros, para as obrigações a emitir por cada um dos países, deveriam ser "mantidos a um nível realista, através da concessão de garantias mútuas", disse di Mauro, defendendo assim uma espécie de alternativa aos eurobonds.
Sem comentários:
Enviar um comentário