quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Espanha: Pilotos da Iberia em greve quinta-feira, um terço dos voos anulados



RTP – LUSA, com foto

Os pilotos da companhia espanhola Iberia vão estar quinta-feira em greve em protesto contra a criação de uma subsidiária de baixo custo, o que vai obrigar à anulação de um terço dos voos previstos, informou a companhia.

"A greve prevista para amanhã mantém-se e 118 voos vão ser suprimidos", disse uma porta-voz da Iberia, acrescentando que não houve acordo e que não está prevista mais nenhuma reunião até quinta-feira entre a direção e o principal sindicato dos pilotos, Sepla.

Este vai ser o segundo dia de greve dos pilotos da Iberia, que paralisaram a 18 de dezembro obrigando também à anulação de 118 voos.

As rotas mais afetadas vão ser as com destino a Portugal, Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Suíça e Holanda. Fora da Europa, os voos mais afetados serão os com destino ou partida dos Estados Unidos, Colômbia e Argentina.

A companhia assegurou, no entanto, ter conseguido arranjar uma solução para 90 por cento dos milhares de passageiros afetados pela greve através de acordos com outras companhias a operar na Europa, América e Médio Oriente.

Tal como na primeira greve, esta nova paralisação "não afeta os voos operados (...) por outras companhias, nem as ligações às ilhas Canárias e Baleares, que estão cobertas pelos serviços mínimos", segundo a porta-voz.

O sindicato apelou a estes dois dias de greve para protestar contra a criação da Iberia Express, uma companhia de baixo custo, por recearem que sejam oferecidos baixos salários aos novos pilotos em violação do contrato coletivo.

A companhia assegura que a criação da Iberia Express "não vai afetar as condições de salário e de trabalho" dos atuais funcionários.

A Iberia Express vai operar voos de curta e média distância na Europa a partir da primavera de 2012, segundo os planos da Iberia, que pertence ao grupo International Airlines Group (IAG) desde a sua fusão com a British Airways, em janeiro de 2011.

Sem comentários:

Mais lidas da semana