quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

UE mantém intenção de novas sanções, apesar de ameaça de fechar estreito de Ormuz



RTP – LUSA, com foto

A União Europeia mantém a intenção de impor novas sanções ao Irão, afirmou hoje um porta-voz da diplomacia europeia, depois de Teerão ter ameaçado fechar o estreito de Ormuz à passagem de petroleiros.

"A União Europeia está a avaliar mais uma série de sanções contra o Irão e continuará a fazê-lo", disse Michael Mann, porta-voz da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, citado pela agência France Presse.

"Esperamos que a decisão seja tomada a tempo do próximo conselho de política externa de 30 de janeiro", acrescentou, referindo-se à próxima reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 em Bruxelas.

O primeiro vice-presidente iraniano, Mohammad Reza Rahimi, ameaçou terça-feira que "nem uma gota de petróleo passará pelo estreito de Ormuz" se os países ocidentais ampliarem as sanções impostas ao Irão pelo seu programa nuclear.

Hoje, o comandante da Marinha iraniana, almirante Habibollah Sayyari, afirmou que é "muito fácil" para o Irão fechar o estreito: "é como beber um copo de água, como dizemos em persa"

Os Estados Unidos e a UE estão a avaliar novas sanções a impor aos setores petrolífero e financeiro do Irão, mas há divergências entre os europeus sobre se deve ser imposto um embargo às exportações de petróleo iraniano.

Em 2010, o petróleo iraniano correspondeu a 5,8 por cento das importações totais europeias, o que faz do Irão o quinto maior fornecedor da Europa, depois da Rússia, Noruega, Líbia e Arábia Saudita.

Mais de um terço do trânsito petrolífero mundial passa pelo estreito de Ormuz, que liga o Golfo Pérsico ao Oceano Índico.

Sem comentários:

Mais lidas da semana