DM - LUSA
Denpasar, Indonésia, 04 dez (Lusa) -- Um jovem australiano de 14 anos condenado, na ilha indonésia de Bali, por posse de haxixe, foi libertado hoje depois de quase dois meses de prisão, informaram as autoridades penitenciárias da ilha.
"Ele está livre agora", declarou à imprensa local Siswanto, chefe da prisão Kerobokan em Bali.
O adolescente foi detido em outubro em Bali, onde passava férias com os pais, na posse de menos de sete gramas de haxixe, tendo sido condenado, em novembro, a uma pena de dois meses de cadeia, ou seja, quase o tempo que permaneceu detido.
O jovem arriscava, contudo, uma pena de seis anos de prisão já que na Indonésia o tráfico de droga é um crime severamente punido.
O adolescente saiu hoje do estabelecimento prisional, com o rosto coberto, acompanhado pelo pai, devendo regressar nas próximas horas à Austrália.
A detenção do jovem foi alvo de forte cobertura mediática por parte da imprensa australiana levando mesmo o Governo de Camberra a intervir. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Kevin Rudd, assegurou que "tudo seria feito" de modo a que o jovem pudesse regressar a casa.
O facto do acusado ser um adolescente originou críticas à severidade da justiça indonésia em matéria de crimes relacionados com droga porque o país não possui um tribunal de menores.
Sem comentários:
Enviar um comentário