sábado, 3 de dezembro de 2011

Moçambicanos mortos no acidente da África do Sul: Identificadas 16 vítimas



NOTÍCIAS (mz)

FORAM ontem identificados dezasseis, dos 17 moçambicanos que morreram carbonizados na madrugada de quinta-feira, em Belfast, África do Sul, num brutal acidente rodoviário que envolveu uma “mini-bus” com a matrícula AAR 270 MC e uma carrinha, cuja chapa de inscrição não foi possível registar.

Entre as pessoas que morreram contam-se Júlia Arone, cujo passaporte foi encontrado no local do sinistro, pouco depois da ocorrência; Olina Garine, Ezequiel Mula, Telma Almeida, Óscar Nguila, Anastácio Mandlazi, Filipe Jorge, Amélia Xicocha, Estêvão Cossa, Henrique Chibanga, Saul Chanto, Reginaldo Magude, Júlia Cossa, Cecília Maposse, Joana Luck e Carlos Jona. Todos eles haviam partido no fatídico “chapa” na noite de quarta-feira da Terminal da Junta, no Maputo.

Alfiado Sitoe, Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Viação (INAV), em representação do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), disse que já foi criada uma comissão liderada pela Federação Moçambicana das Associações dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO) para localizar os familiares das vítimas que deverão seguir viagem para a África do Sul para melhor identificação dos corpos.

Explicou que uma vez que a maioria dos corpos ficou irreconhecível dadas as circunstâncias que rodearam o desastre, só poderão se deslocar àquele país os familiares mais próximos dos perecidos, entre os quais pais, irmãos e filhos para efeitos de testes de DNA.

Acrescentou que a referida comissão também já contactou as diferentes instituições envolvidas neste sector de actividade visando acelerar todos os mecanismos inerentes com vista à deslocação deste grupo, cuja logística está a ser feita pela FEMATRO.

No entanto, o vice-presidente da FEMATRO, Luís Munguambe, confirmou a criação da referida comissão e garantiu que foram estabelecidas linhas telefónicas a partir das quais os familiares dos finados podem contactar a organização. Para tal, Munguambe deixou registados os seguintes números de telefone: 824732310 e 847587322.

Referiu que se não houver nenhuma contrariedade a viagem para a África do Sul está marcada para as primeiras horas de amanhã e, para tal, uma das associações do ramo vai disponibilizar um autocarro para os familiares dos malogrados.

Luís Munguambe esclareceu ainda que a lista que continha os nomes dos perecidos foi concedida pela Associação dos Transportadores de Longa Distância Moçambique/África do Sul (MOSALTA), cujos membros fazem este tipo de viagens.

Refira-se que o desastre, do tipo choque frontal, ocorreu às quatro horas da manhã de quinta-feira e envolveu uma “mini-bus”, com a chapa de inscrição AAR 270 MC, que ligava Maputo e Joanesburgo e uma carrinha que circulava em sentido contrário.

Depois do embate, ambas as viaturas incendiaram-se completamente de tal forma que não foi possível apurar as respectivas matrículas. Todos os dezassete ocupantes da “mini-bus” morreram carbonizados no local e destes apenas três é que são reconhecíveis.

Sem comentários:

Mais lidas da semana