sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Moçambique: EUA DISPOSTOS A APOIAR COMBATE À PIRATARIA



PMA - LUSA

Maputo, 16 dez (Lusa) - O Governo norte-americano está disposto a ajudar Moçambique a combater a pirataria por considerar que esta ameaça exige um esforço "multinacional", disse hoje em Maputo o subsecretário de Estado adjunto para os Assuntos Africanos, Reuben Brigety.

O Canal de Moçambique já sente os efeitos dos ataques dos piratas somalis, que já sequestraram alguns navios ao largo da costa moçambicana, onde dezenas de multinacionais estão empenhadas em pesquisas de gás e hidrocarbonetos.

Falando à imprensa para um balanço da visita de três dias que realizou a Moçambique, Reuben Brigety disse que os EUA querem juntar-se às ações de Moçambique e seus parceiros da África Austral no combate à pirataria.

"O Governo norte-americano não só tem vontade, como também está pronto e desejoso de trabalhar com o Governo de Moçambique no combate à pirataria marítima no canal de Moçambique", sublinhou o subsecretário de Estado adjunto para os Assuntos Africanos.

Nessa perspetiva, adiantou Reuben Brigety, os EUA querem conhecer o conteúdo de um acordo recentemente assinado entre Moçambique, Tanzânia e África do Sul para a luta contra a pirataria, para identificar a margem de apoio a este convénio.

"Estamos felizes por saber que Moçambique assinou um acordo tripartido com a Tanzânia e África do Sul para combater a pirataria. Estamos ansiosos por saber mais detalhes em relação a este acordo tripartido, que é para sabermos também de que forma é que o Governo americano pode ajudar nesse combate", sublinhou Reuben Brigety.

O combate ao narcotráfico, HIV/SIDA e corrupção são também outras das parcerias em que os Estados Unidos pretendem apostar forte com Moçambique, assinalou o subsecretário de Estado adjunto para os Assuntos Africanos.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana