quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Moçambique: LIDER DA RENAMO ATIVA "REVOLUÇÃO DE DEZEMBRO"




Entre 15 e 17 de Dezembro

Maputo – O Presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, irá presidir, na cidade da Beira, uma conferência regional do centro, subordinada ao tema «Revolução de Dezembro».

O evento contará com a participação dos delegados políticos das províncias e distritos, da zona centro de Moçambique, nomeadamente Sofala, Tete, Manica e Zambézia.

No dia 17 de Dezembro, Afonso Dhlakama irá dirigir um comício popular cujo objectivo é explicar e sensibilizar a população para aderir às manifestações agendadas para Dezembro.

Em declarações exclusivas à PNN, Fernando Mazanga, porta-voz da Renamo, informou que a conferência visa activar a «revolução de Dezembro».
Sabe-se que o Presidente da República, Armando Guebuza, riuniu, a 8 de
Dezembro, na cidade de Nampula, com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama. No encontro, os políticos discutiram as últimas ameaças do líder da perdiz em promover uma manifestação popular do Rovuma a Maputo, agendada para Dezembro.

Fernando Mazanga disse que o Presidente moçambicano devia ter aproveitado o encontro para ouvir as preocupações da Renamo e dar respostas concretas, no sentido de salvaguardar a paz e a unidade nacional.

«As manifestações que anunciamos para Dezembro vão acontecer. O encontro que o presidente Afonso Dhlakama manteve com o Chefe de Estado, na semana passada, não encerra a agenda da Renamo», declarou o porta-voz.

Para Fernando Mazanga, o Chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, deu respostas vazias: «O encontro não foi esclarecedor porque a Renamo esperava respostas concretas do Presidente da Republica. Armando Guebuza, deu respostas esvaziadas», referiu Fernando Mazanga.

A fonte recordou ainda que o que o seu partido exige, do Governo moçambicano, o reconhecimento dos ex-guerrilheiros da Renamo, nova lei eleitoral que não compromete a transparência, uma distribuição inclusiva de riquezas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana