sábado, 24 de dezembro de 2011

Raul Castro acusa Estados Unidos de "imobilismo" para melhorar relações com Havana



JCS – LUSA - RTP

O presidente cubano, Raul Castro, criticou sexta-feira o "imobilismo" norte-americano para melhorar as relações com Havana e afirmou que o Governo de Barack Obama "continua preso ao passado".

"Ao mesmo tempo que atualizamos o nosso socialismo mudando tudo o que deve ser mudado, o Governo dos Estados Unidos continua preso ao passado", disse sexta-feira Raul Castro no encerramento das sessões parlamentares da Assembleia Nacional.

O presidente cubano criticou o "imobilismo" dos Estados Unidos e salientou que a "ausência de vontade política para melhorar as relações alimenta os setores mais radicais a encetar novas provocações e ações de agressão".

Por outro lado, disse, Cuba "mantém a proposta de avançar para a normalização das relações com os Estados Unidos e desenvolver a cooperação em todas as esferas que possam beneficiar ambos os povos".

"Os laços familiares e o limitado intercâmbio que existe entre os dois países demonstram quão positiva seria a sua expansão para o bem de todos sem os entraves e condicionamentos impostos pelo Governo dos Estados Unidos", afirmou.

Cuba e os Estados Unidos não possuem relações diplomáticas desde 1961 -- em 1962 os Estados Unidos impuseram um bloqueio económico à ilha -, mas desde 1977 funcionam em ambas as capitais escritórios de representação de interesses.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana