São Tomé - A União Europeia (UE) vai investir, nos próximos três anos, cerca de um milhão e 200 mil euros no reforço das autarquias de Água Grande, em São Tomé e Príncipe, e de Maio em Cabo Verde, soube a PANA terça-feira de fonte oficial.
De acordo com Hermínia Ribeiro, técnica do Instituto Marquês de Valle Flor, organização governamental portuguesa cofinanciadora do projeto denominado “Atores Descentralizados”, as duas autarquias contempladas beneficiarão cada uma de 50 porcento do montante total previsto, o equivalente a cerca de 600 mil euros.
"O financiamento está garantido a 100 porcento, sendo 75 porcento de ajuda comunitária da Comissão Europeia e os restantes 25 porcento garantidos pelo IPAD (Instituto Português para o Desenvolvimento), explicou Ribeiro em entrevista à PANA.
Para a Câmara Distrital de Água Grande liderada por Ekneidy dos Santos, serão reabilitados cerca de 250 fontanários públicos na cidade de São Tomé, devendo a autarquia local participar com 25 porcento no financiamento da obra, disse.
Hermínia Ribeiro assegurou que edilidade de Água Grande e a EMAE (Empresa de Água e Electricidade) chegaram a um acordo para se iniciar as obras em 2012.
A reabilitação de chafarizes no coração da cidade de São Tomé contempla também a canalização de agua potável para centenas de famílias, num projecto que prevê ainda o treinamento de pessoas na realização de actividades geradoras de rendimento económico.
Iniciado em janeiro de 2011, o projeto “Atores Descentralizado” tem por finalidade melhorar a vida dos habitantes e reforçar a capacidade dos quadros técnicos na prestação de serviços aos munícipes.
As autarquias são-tomense de Água Grande de São Tomé e cabo-verdiana de Maio beneficiam deste projecto no âmbito de um acordo de geminação com o Município de Loures de Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário