sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

TIMOR-LESTE É SINÓNIMO DE AUSÊNCIA DE NOTÍCIAS EM PORTUGUÊS




NOTA DE PÁGINA GLOBAL

A redação do Página Global faz notar que a quase ausência de notícias em português relativas a Timor-Leste força-nos a publicar noticiário quase irrelevante comparativamente à atualidade timorense, independentemente de nos apercebermos que muito mais haveria para noticiar ao vermos as publicações timorenses em tétum ou até em inglês na imprensa local. A notícia que se segue foi compilada de Sapo TL, que mais parece apostado em ser um órgão semi-oficial da propaganda pró-governamental, como acontece em muitos outros exemplos nos países da lusofonia, mas nunca tão evidentes como em TL.

Timor-Leste é o único país da lusofonia em que mais deparamos dificuldades em trazer até vós a atualidade à margem de interesses esconsos, sejam eles político-partidários, de corrupção ou de relevante interesse geral. Lamentamos que seja quase permanente e muitas vezes cíclica esta dificuldade de desfrutarmos de notícias em português sobre Timor-Leste, mas nada mais podemos fazer para além daquilo que apresentamos, pese embora a Agência Lusa manter uma delegação em Díli, juntamente com a RTP. Afinal até nem seria má ideia retirar de lá uma e outra "fonte de notícias" porque o trabalho apresentado é paupérrimo, não justificando os custos elevados que o erário público português está a suportar para tão irrelevante permanência.

Segue-se notícia de SAPO TL, que podia ter sido feito pelo Zé da Esquina; folha que recomendamos que visite para constatar a pobreza de notícias sobre Timor-Leste e ler mais alguma coisa que entretanto publiquem. Refira-se ainda que julgámos que SAPO TL viria a ser uma mais valia para a informação sobre Timor-Leste e para Timor-Leste… EM PORTUGUÊS. Desejam-se e esperam-se rápidas melhoras. Lamentamos ter de fazer este reparo. Por vezes vozes de burro chegam aos céus e tudo passa a evoluir pela positiva. (redação PG)

Outdoor Channel garante transmissão televisiva do Tour de Timor 2012

SAPO TL

A Outdoor Channel (Ásia), líder mundial a nível de programação focada em actividades ao ar livre, assinou uma parceria exclusiva com a Tour de Timor e o Governo de Timor-Leste para a transmissão do Tour de Timor 2012, anuncia um comunicado da Presidência timorense.

Anunciado como a "mais desafiante corrida do mundo de mountain bike", a Outdoor Channel irá transmitir o evento em Alta Definição, como mais de 400 ciclistas locais e internacionais e percorrer os quase 600 quilómetros da mais jovem nação da Ásia. De acordo com Gregg Creevey, director geral da Multi Channels Asia afirma que "o Tour de Timor é um evento muito especial e vem de ano para ano conquistando mais pessoas não são na Ásia mas também noutros pontos do globo,” diz o comunicado.

“Estamos realmente satisfeitos em cooperar com os organizadores do Tour de Timor e o Governo timorense, e esperemos que ao transmitir o Tour, possamos ajudar a divulgar o país por esse mundo e a sua cultura. Os telespectadores com certeza que irão assistir a subidas na montanha muito complicadas, descidas traiçoeiras, srpints, tudo envolto de uma paisagem espectacular e um apoio fervoroso da população local,” continua.

Para o Director de Eventos do Gabinete da Presidência, Sean Ferguson-Borrell,"o Tour de Timor é uma corrida com poucos anos [este irá ser o quarto ano] e é incrível como esta prova une a toda uma nação: a construção da paz, o orgulho nacional e o desenvolvimento da própria modalidade. Há quatro anos havia poucos atletas e hoje em dia atletas timorenses disputam provas em países como a Austrália, Malásia e nos SEA games”.

Sem comentários:

Mais lidas da semana