segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A AGÊNCIA LUSA E O JORNALISMO DA TRETA PARA TIMOR-LESTE



António Veríssimo

Há dias de manhã que não se pode sair à tarde porque à noite está escuro e não conseguimos ver bem. Vai daí ficamos em casa, quietinhos, que é para não tropeçar nem fazer disparate. É o melhor. Pena que haja os que não obedeçam a esta regra.

Melhor fariam certos e incertos pseudo jornalistas e dirigentes de órgãos de comunicação social que pelos vistos andam por lá a encher chouriços, a ludibriarem-nos, em vez de exercer  os seus cargos e as suas profissões com garbo e competência. Ser jornalista, mesmo jornalista, é algo muito bom, apaixonante, é profissão-seiva que corre pelas artérias, oxigénio insubstituível, amigo-amiga, amante que dormita connosco mas que nunca adormece totalmente porque estar atento é sinónimo de melhor exercício da profissão. E mais, e muito mais, tanto que é muito difícil encontrar expressões exatas que traduzam com fidelidade gozos, horrores, emoções e sentimentos. Por vezes, vezes demais, ser jornalista é ser o contrário de todos que nos rodeiam: quando tudo está de cabeça quente o jornalista tem de ter a cabeça fria… Deve ser assim. Pelo mundo e em Portugal há muitos bons jornalistas. Desde os condicionados e com consciência disso, até aos desempregados. Pelo meio e nos “entretantos” estão os das prateleiras, dispensas, cabides, armazéns… Como se diz agora, os stand by… Tudo nos oferece entender que o refugo está ativo e que é o que convém porque são invertebrados, obedecem cegamente e pavoneiam a incompetência, rastejam, e quanto mais rastejam mais depressa os classificam e promovem como capacitados. Tudo isto para trazer à letra deste texto um exemplo e tristeza: o jornalismo está cada vez mais moribundo, a passar-se para o mundo da treta.

Para quem anda longe das redações ou somente nas suas imediações mas que já viu e ainda vê alguns jornalistas de boa cêpa, muitos no fim da linha ou quase, outros a quererem começar, brada aos céus com o panorama atual. Arrepela-se, ao aperceber-se do que vai acontecendo à profissão e à sua regressão aos tempos dos faraós – que dispunham de escribas para reportar o que aos faraós convinha e agradava. Para eles o importante era estar junto aos do topo da pirâmide, ao menos assim podiam colher as sobras faraónicas proporcionadas pelos seus donos.

E mais não é para dizer. O momento é de nojo e luto, como mandam as regras quando alguém fenece, neste caso o jornalismo.

Cumpra-se a divulgação remetendo os interessados sobre o abandono e a treta de jornalismo realizado e por realizar sobre Timor-Leste pela Agência Lusa que a peso de ouro tem delegação em Díli… Através de uma notícia "possivelmente com cinco anos" a Lusa conseguiu trazer para a atualidade que mais militares neozelandeses iam chegar a Timor-Leste. E esta, hem!?

Veja com os seus próprios olhos: NOVA ZELÂNDIA NÃO VAI MANDAR MAIS TROPAS PARA TIMOR, no Timor Hau Nian Doben.

Que tal um pedido de desculpas por isto e pelo modo falho como a Lusa faz informação sobre Timor-Leste em português? Que tal repor o bom-nome e o bom serviço da Agência Lusa?

Como é triste ver o mau estado a que esta profissão chegou.

MAIS TIMOR-LESTE, onde encontra vários textos sobre as falhas da Lusa relativas ao país do sol nascente.

2 comentários:

Anónimo disse...

O BLOGO TIMOR HAU NIA DOBEN, e' a media propaganda da FRETILIN do Mari Alkatiri, que tem por objectivo derrubar o governo via meios inconstitucionais.

Nada tem para dizer se nao for mentiras.... por isso, pare sr VERISSIMO com as suas MENTIRAS..

Abracos,
LMANU-KOKO, Timor

Anónimo disse...

Oh KOKO!

Porra que não sabes ler... Tás pior que os jornalistas da Lusa. Caramba homem!

Mais lidas da semana