segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Brasil: Diretora de Gás e Energia assumirá presidência da Petrobras - imprensa



FYRO – Lusa, com foto

Rio de Janeiro, 23 jan (Lusa) - A atual diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria da Graça Foster, assumirá o controlo da empresa a partir do próximo mês, em substituição do atual presidente da companhia, José Sérgio Gabrielli, informa a imprensa brasileira.

A substituição, que ainda não foi confirmada pela Petrobras, deverá ser anunciada na próxima reunião do Conselho de Administração, marcada para o dia 9 de fevereiro.

Segundo informações do diário local "O Globo", a previsão é de que Maria da Graça Foster faça uma "arrumação geral" na empresa, a promover um "alinhamento" das diferentes áreas, que hoje atuam de forma independente.

A diretora é apontada como alguém que conta com a "absoluta confiança" da Presidente Dilma Rousseff, de quem é amiga.

Ambas se conheceram quando a líder brasileira ainda atuava como secretária de Energia do Governo do Rio Grande do Sul e chegaram a trabalhar juntas, anos mais tarde, quando Dilma Rousseff assumiu a pasta de Minas e Energia, no executivo de Lula da Silva, e convidou Maria da Graça Foster para atuar como secretária de Petróleo e gás.

A futura nova presidente da Petrobras é vista como uma chefe "exigente" e "rigorosa". A executiva tem um perfil técnico e foi uma das primeiras mulheres a trabalhar embarcada numa plataforma de petróleo.

Em 2010, foi eleita a executiva mais poderosa da América Latina pela revista "América Economia".

Antes de assumir a diretora da Petrobras, Maria da Graça Foster foi diretora da subsidiária de distribuição da Petrobras, a BR Distribuidora e da Petroquisa.

Após quase sete anos à frente da Petrobras, o atual presidente, José Sérgio Gabrielli, deverá assumir uma secretaria no Governo do estado da Baía, na região nordeste do Brasil.

Espera-se ainda que outras diretorias sejam modificadas, nomeadamente a de Exploração e Produção, hoje comandada pelo geólogo Guilherme Estrela.

Sem comentários:

Mais lidas da semana