domingo, 22 de janeiro de 2012

Cuba recusa política de agressão e ingerência dos Estados Unidos



Prensa Latina

Havana, 21 jan (Prensa Laatina) A chancelaria cubana recusou hoje as declarações do Departamento de Estado e da Casa Branca, considerando-as mais uma mostra da permanente política de agressão e ingêrencia assuntos internos da ilha.

Um fato lamentável, mas não usual em Cuba, tem sido novamente tergiversado e manipulado por interesses políticos mesquinhos, para justificar a política de bloqueio contra nosso país, manifestou Josefina Vidal, Diretora da seção para a América do Norte do Ministério de Relações Exteriores de Cuba.

As declarações do Departamento de Estado e da Casa Branca constituem mais uma mostra da permanente política de agressão e ingerência nos assuntos internos de Cuba e impressionam por sua hipocrisia e agressividade, agregou Vidal.

Na realidade -disse- [as declarações] são mais cabíveis aos recordes de violações dos direitos humanos perpetuados pelos Estados Unidos em seu próprio território e ao redor do mundo, que ao desempenho de Cuba em semelhante matéria, país onde o ser humano é o mais valioso.

A diplomata assegurou que não houve nenhum pronunciamiento do Presidente nem do Departamento de Estado estadunidenses quando morreu em prisão, em Chicago, em conseqüência de uma greve de fome, a reclusa Lyvita Gomes, no passado 3 de janeiro.

Não é em Cuba -acrescentou- que foram executados 90 prisioneiros desde janeiro de 2010 até hoje, enquanto outros 3 222 réus esperam sua execução no corredor da morte.

Há que recordar que os Estados Unidos já celebraram sua primeira execução de 2012 e seu governo reprime sem dó nem piedade aos que se atrevam a denunciar a injustiça do sistema.

É o Governo dos Estados Unidos o que pratica a tortura e as execuções extrajudiciais nos países que invade e o que usa a brutalidade policial contra sua própria população, indicou.

Em um ato de cinismo colossal, o governo norte-americano atreve-se a condenar a Cuba, enquanto fecha seus olhos e não levanta sua voz ante as violações flagrantes dos direitos humanos geradas pela injustiça, agressão e pelo desamparo aos que sofrem sua política de condenação de milhões de pessoas no planeta, incluído aí seu próprio território.

Cuba, enfatizou Vidal, seguirá sendo o país no que, apesar da guerra econômica dos Estados Unidos, menos crianças morrem ao nascer, onde se trabalha a cada dia por elevar os já importantes níveis de justiça social, inalcançáveis ainda para a maioria dos habitantes do mundo, incluindo os dos Estados Unidos, onde a desigualdade é crescente.

leg /cc

Leia mais

1 comentário:

Anónimo disse...

Preso político de Cuba morre após fazer greve de fome
Dissidentes políticos acusaram o governo de reprimir protestos no enterro de Wilman Villar
Dissidentes políticos acusaram o governo de Cuba de reprimir protestos no enterro de um preso que morreu em greve de fome esta semana.

Wilman Villar ficou 50 dias sem se alimentar. Segundo ativistas cubanos, mais de 50 pessoas foram detidas antes do funeral.

Villar foi preso em novembro, durante uma passeata pela democracia. O governo de Cuba afirmou que ele era um criminoso comum, condenado por violência doméstica. E negou que Villar fizesse greve de fome.

Mais lidas da semana