domingo, 22 de janeiro de 2012

Ex-ditador guatemalteco Rios Montt chamado a depor



Prensa Latina

Guatemala, 21 jan (Prensa Latina) O ex-ditador guatemalteco Efraín Rios Montt tem hoje um chamado judicial para prestar o primeiro depoimento por acusações de genocídio durante seu mandato de facto (1982-1983).
Um juiz a cargo de vários casos similares contra ex-militares de alta patente da época enviou o requerimento ao ex-general, que já não tem imunidade parlamentar, ao ter finalizado seu último cargo público em 2000.

Organizações acusam Rios Montt de dezenas de massacres cometidos pelo Exército quando era Presidente, como parte dos planos militares de terra arrasada contra a guerrilha e seus colaboradores no confronto bélico interno (1960-1996).

O Ministério Público agora apresentou sua acusação e assegura ter provas contundentes sobre a responsabilidade do ex-ditador nas matanças cometidas então, pelo que podem processá-lo por delitos de genocídio e crimes contra a humanidade.

O advogado defensor informou que Rios Montt acatará a ordem judicial e irá à audiência para render sua primeira declaração na próxima quinta-feira.

Rios Montt encabeçou em 1982 um golpe de Estado contra Romeo Lucas e ao ano seguinte foi derrocado por outro levante protagonizado por Oscar Mejía Víctores.

Este foi preso no final de 2011 para iniciar-lhe julgamento por iguais delitos de lesa humanidade, mas posteriormente suspendeu-se o caso ao constar em exames médicos sua incapacidade física e mental para enfrentá-lo.

lac/jf /cc

Leia mais

Sem comentários:

Mais lidas da semana