segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

“IDENTIDADE CULTURAL E SANTOMENSIDADE”



Téla Nón

Foi tema de uma palestra. Um documento de grande valor para a cidadania são-tomense, preparado por Albertino Bragança, e que o Téla Nón oferece aos seus leitores. Uma oportunidade para descobrir, compreender e reaviver a identidade nacional e a santomensidade.

PALESTRA: “IDENTIDADE CULTURAL E SANTOMENSIDADE”

Após trinta e seis anos de independência nacional, S. Tomé e Príncipe debate-se com alguns problemas estruturais de reconhecida gravidade, que vêm retirando aos santomenses a possibilidade de uma vida à altura das suas aspirações à data histórica de 12 de Julho de 1975.

Delinearam-se projectos, arquitectaram-se planos, proliferaram os estudos de diagnóstico e os programas de governo, empenhou-se a classe política na procura das soluções mais susceptíveis de evitar o fosso em que o país se ia progressivamente afundando, sem que de tal esforço se tenha chegado a resultados palpáveis.

Por tudo isso, uma pergunta se impõe: será que tal insucesso se deve apenas à escassez de recursos (humanos, materiais, financeiros e outros) com que o país tradicionalmente se debate ou existe algo mais a perturbar a via do desenvolvimento sustentado do nosso país, que é, ao fim e ao cabo, o que todos almejamos?

Não será que, face aos condicionalismos atrás citados, se torna premente abordar as questões de fundo que se colocam à nossa identidade enquanto comunidade específica inserida no mundo, de modo a viabilizar, da melhor forma, o nosso percurso colectivo pelos caminhos do futuro?

Por isso agradeço a presença de todos e bem assim a oportunidade que me dão de explanar e partilhar convosco algumas ideias com que convivo há algum tempo, embora vos coloque já de sobreaviso para o facto desta exposição não passar de desluzidas considerações acerca de tema tão complexo mas aliciante, simples curioso como me considero ao navegar em domínios cuja especialidade não tenho como reivindicar.

Feito o alerta, tentemos responder à questão central que aqui nos traz: Quem somos nós?

(continua no original)


Sem comentários:

Mais lidas da semana