PMA - Lusa, com foto
Maputo, 27 jan (Lusa) - O Brasil vai conceder um crédito de cerca de 74 milhões de euros a Moçambique para a dinamização da agricultura familiar, anunciou na quinta-feira o Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior brasileiro.
A decisão, aprovada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior do Brasil, prevê que o dinheiro seja aplicado na compra de máquinas e equipamentos agrícolas produzidos pelo Brasil.
Além da concessão daquela verba, a ajuda contempla ainda o estabelecimento da cooperação técnica para a promoção da agricultura familiar, no âmbito do Programa Mais Alimentos, instituído pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário brasileiro.
O financiamento integra-se no quadro do programa Mais Alimentos África, uma réplica do Programa Mais Alimentos, criado pelo Brasil e objeto de cooperação com países africanos, como Gana e Zimbabué.
Apesar de deter 36 milhões de terra fértil, Moçambique ainda enfrenta um enorme défice alimentar, devido ao seu fraco desenvolvimento agrícola, por causa do baixo financiamento ao setor.
O financiamento aprovado pela Camex do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior do Brasil inclui ainda Cuba, que vai receber, no quadro da iniciativa, pouco mais de 53 milhões de euros para programas de desenvolvimento agrário.
Sem comentários:
Enviar um comentário