segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Moçambique: Histórica Ilha do Ibo já tem energia elétrica da rede nacional



PMA – Lusa, com foto

Maputo, 30 jan (Lusa) - A Ilha do Ibo, que acolheu importantes entrepostos militares do colonialismo português no século XVIII, no norte de Moçambique, está ligada à rede elétrica nacional pela primeira vez, anunciou hoje a Eletricidade de Moçambique (EDM).

Desde sábado, a Ilha do Ibo está integrada na rede elétrica nacional através de um cabo submarino de 10 quilómetros e por uma linha de média tensão de sete quilómetros, ligada ao distrito continental de Quissanga, indica uma nota de imprensa da EDM.

O fornecimento de energia à Ilha do Ibo, que é parte do Arquipélago das Quirimbas e integra um projeto orçado em 162 milhões de meticais (4,6 milhões de euros), já está a beneficiar 19 clientes.

Nos próximos dias, adianta o comunicado, mais 260 clientes da Ilha do Ibo, vão estar ligados à rede elétrica nacional.

A Ilha do Ibo é hoje uma atração turística pelo seu património natural e arquitetónico, constituído por construções antigas, que serviram de fortalezas nas primeiras décadas da penetração colonial portuguesa no território moçambicano.

Falando à Lusa, o administrador da Ilha do Ibo, Fernando Samo, afirmou que a chegada da energia elétrica vai fomentar o desenvolvimento social e económico da ilha e contribuir para a valorização do património histórico da zona.

"O distrito tem uma grande importância histórica, cuja preservação depende do aproveitamento do seu potencial turístico e pesqueiro, que não se podia desenvolver sem energia elétrica", enfatizou Fernando Samo.

Para Velez António, do Ibo Island Lodge, uma das estâncias turísticas locais, a energia elétrica vai dinamizar o turismo da ilha, porque se espera a redução dos custos acarretados pelos operadores do setor com o combustível, necessário para alimentar geradores.

"Vai mudar muito a situação do turismo aqui, porque a falta de energia aumentava os custos", disse à Lusa Velez António.


Sem comentários:

Mais lidas da semana