terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Moçambique: PASSAGEM DE ANO FOI “TRANQUILA” SEGUNDO A POLÍCIA



MMT – Lusa, com foto

Maputo, 03 jan (Lusa) - A Polícia moçambicana disse hoje à Lusa que a passagem do ano foi "tranquila sob todos os aspetos", quer do ponto de vista da ocorrência de crimes quer da segurança rodoviária, devido ao "comportamento cívico" da população.

"Para isso contou em grande medida o civismo da população e a mobilização das autoridades policiais", afirmou Raul Freia, porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM).

Contudo, uma nota do comando da PRM em Moçambique refere que, antes da passagem de ano, 51 pessoas morreram e outras 154 ficaram feridas, na sequência de 68 acidentes de viação ocorridos entre os dias 24 e 30 de dezembro.

De acordo com o comunicado da polícia, os acidentes resultaram, entre outros, do excesso de velocidade, da má travessia de peões, do corte de prioridade, ultrapassagens irregulares e condução em estado de embriaguez.

"Durante a semana em análise", diz a polícia, "foram fiscalizadas 24.652 viaturas de que resultou a aplicação de 3793 multas por violação às regras de trânsito e 233 veículos apreendidos por diversas irregularidades ".

Segundo as autoridades policiais moçambicanas, pelo menos 11 indivíduos foram detidos neste período por condução ilegal, enquanto 157 livretes e 70 cartas de condução foram apreendidas.

Em igual período de 2010, a PRM diz ter registado 53 óbitos e 158 feridos, refere a mesma nota.

Um balanço sobre a situação de ordem pública durante a quadra festiva será apresentado na quarta-feira.

Sem comentários:

Mais lidas da semana