terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Moçambique: Tempestades causaram 25 mortes no centro e sul do país -- Governo



MMT – Lusa, com foto

Maputo, 23 jan (Lusa) - O número de vítimas das tempestades "Dando", que assola o sul, e "Funso", que atinge o centro de Moçambique, subiu para 25, anunciaram hoje as autoridades moçambicanas.

A diretora do Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), Dulce Chilundo, confirmou a morte de 16 pessoas na província da Zambézia, no centro do país, e nove em Gaza, no sul de Moçambique.

Segundo Dulce Chilundo, "quando (a tempestade) ´Funso` passou deixou rastos e população desabrigada", pelo que "a situação (das cheias no país) é crítica".

"Temos 12 mil pessoas que necessitam de ajuda", disse Dulce Chilundo, apontando pelo menos 2500 de famílias a necessitar de alimentos urgentemente.

A responsável sublinhou que 750 mil casas foram destruídas e outras cinco mil parcialmente destruídas, em consequência das tempestades.

Na segunda-feira, o centro de Alerta da Marinha norte-americana disse que, em Moçambique, verificaram-se rajadas de vento de 185 quilómetros por hora, que poderão aumentar para 212 quilómetros por hora na manhã de quarta-feira.

Além de causar mortes, as duas tempestades tropicais que estão a assolar as zonas centro e sul de Moçambique destruíram diversas infraestruturas, nomeadamente uma estrada, que ditou a interrupção, durante quatro dias, da via que liga o sul, centro e norte do país.

Uma cratera com cerca de 50 metros abriu-se num dos troços mais movimentados da Estrada Nacional número 1 (EN1), na região de 3 de fevereiro, na província de Maputo, impedindo a circulação de pessoas e bens por via terrestre entre o sul e o resto do país.

Contudo, a ligação rodoviária entre o sul e norte de Moçambique foi hoje restabelecida, após ter sido interrompida no sábado devido à subida do nível das águas no rio Incomáti, mas novo corte da via em Gaza poderá estar iminente.

A administradora do distrito de Bilene-Macie, Sara Guambe, alertou para um eventual corte ao longo da EN1, na vila da Macie, na província de Gaza, na sequência de uma cratera "enorme" que surgiu nas bermas de um aqueduto devido às chuvas que se registam na região.

Segundo Sara Guambe, se não forem tomadas medidas urgentes, a EN1 poderá ser cortada, porque, disse a responsável, "a situação é crítica".

Sem comentários:

Mais lidas da semana