quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Passos Coelho em Berlim para “troca de ideias informal” com Merkel



Público - Lusa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, reúne-se hoje, em Berlim, com a chanceler alemã, Angela Merkel, para “uma troca de ideias informal” sobre o futuro da Europa e da moeda única.

No encontro, que faz parte de um novo ciclo de contactos da chefe do Governo alemão com líderes europeus, participam também o primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt, e o chanceler da Áustria, Werner Faymann, anunciou no final da semana passada o porta-voz do executivo germânico, Steffen Seibert.

Convidado a explicar a escolha dos participantes, Seibert disse que a configuração da reunião “reflecte a multiplicidade da União Europeia, em que actualmente há países que lutam com diversas situações económicas, países que são do euro e que não são do euro, países do norte, da Europa, do sul da Europa, do leste da Europa e do centro da Europa”.

Segundo o mesmo responsável, o jantar de trabalho no Palácio Meseberg, residência dos convidados oficiais do Governo alemão, pretende ser “uma troca de ideias frutuosa sobre a Europa”, partindo de diferentes pontos de vista dos chefes de Governo e das respectivas situações nacionais.

Seibert anunciou que a chanceler tenciona realizar mais reuniões do mesmo género, com outros líderes europeus, a anteceder as importantes decisões sobre a aprovação, o mais tardar na cimeira de Março, em Bruxelas, de um pacto orçamental entre os países da zona euro e outros países da União Europeia, excepto a Grã-Bretanha.

Segundo Seibert, serão também debatidos por Merkel, Passos Coelho, Reinfeldt e Faymann, em Meseberb, temas europeus de grande actualidade, como a ameaça de bancarrota que paira sobre a Grécia, e outras questões que vão para além do conselho europeu de Março. Para o porta-voz do executivo germânico, a reunião quadripartida permitirá assim o futuro da Europa e da moeda única “com tempo que normalmente não se tem à margem de um conselho europeu, e em círculo mais restrito”.

Sem comentários:

Mais lidas da semana