quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Portugal está muito empenhado em cooperar em vários aspetos da educação - Nuno Crato



MSE - Lusa

Díli, 24 jan (Lusa) - O ministro da Educação, Nuno Crato, disse hoje, em Díli, onde chegou para uma visita oficial de cinco dias, que Portugal está muito empenhado em cooperar com Timor-Leste em vários aspetos da educação.

"Estamos aqui para aprender, para ajudar no que pudermos ajudar. Como sabem, Portugal está muito empenhado em cooperar com Timor em vários aspetos da educação e esperemos que isto seja mais um passo que se desenvolva ao longo de muito tempo", afirmou o ministro da Educação português.

Nuno Crato falava numa receção no Ministério da Educação de Timor-Leste, durante a qual o seu homólogo timorense, João Câncio, lembrou que "os portugueses foram os primeiros a trazer a educação" para o país.

Recordando que este ano se comemoram os 500 anos da chegada dos portugueses a Timor-Leste, o ministro da Educação timorense disse que foi aquela presença que definiu a história do país, bem como a identidade.

"Definiu-nos uma história, uma identidade e felizmente hoje não somos parte das 17 mil ilhas de constituem a Indonésia", sublinhou.

Durante a sua estada em Timor-Leste, o ministro da Educação de Portugal vai ter um encontro com o vice-primeiro-ministro, José Luís Guterres, com o bispo de Baucau, Basílio do Nascimento, e inaugurar escolas de referência em Ermera, Baucau, Same, Maliana e Oecussi.

Na quarta-feira, Nuno Crato dará uma palestra na Universidade Nacional de Timor-Leste.

A presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, acompanha o ministro da Educação durante a visita a Timor-Leste.

A cooperação entre os dois países no setor da educação assenta na criação de uma rede de escolas de referência, no âmbito do ensino básico e secundário, em apoio à Universidade Nacional do país e na colaboração no sentido de prestar apoio técnico ao Ministério da Educação timorense.

A Universidade Católica Portuguesa, Universidade do Minho e Universidade de Aveiro ajudaram Timor-Leste a elaborar os programas curriculares.

Portugal tem também prestado apoio a Timor-Leste no âmbito do ensino técnico profissional, na criação de uma rede de bibliotecas escolares e na atribuição de bolsas de estudo a timorenses.

*Foto em Sapo TL

Sem comentários:

Mais lidas da semana