segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Portugal: Jerónimo de Sousa recusa compreensão ou aceitação de aumentos dos preços



VAM – Lusa, com foto

Lisboa, 02 jan (Lusa) - O secretário-geral do PCP considerou hoje que não pode existir compreensão ou aceitação dos aumentos dos preços dos bens e serviços essenciais, admitindo ponderar acompanhar um pedido de fiscalização sucessiva da constitucionalidade do Orçamento do Estado.

"Não pode haver nem compreensão, nem aceitação destes aumentos. Eles constituem um roubo ao povo. São parte de um processo de empobrecimento do país", afirmou o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, em conferência de imprensa na sede do partido.

Condenando de forma veemente "o brutal agravamento dos preços dos bens e serviços essenciais" que "empurrará milhões de portugueses para níveis de dificuldade, pobreza e privação que há muito não eram conhecidos", Jerónimo de Sousa admitiu ponderar acompanhar um pedido de fiscalização sucessiva da constitucionalidade do Orçamento do Estado para 2012.

"Se avançarem, na altura ponderaremos", disse.

Questionado sobre a mensagem de Ano Novo do Presidente da República, o secretário-geral do PCP recordou a "grande identificação" de Cavaco Silva com o acordo assinado com a 'troika', considerando que o chefe de Estado tem de resolver a "contradição" em que caiu.

"Todas as declarações bem intencionadas valem o que valem, o grande problema é que o atual Presidente da República tem uma grande identificação com esse pacto de agressão de onde emanam as políticas e as medidas", referiu.

Por isso, acrescentou, Cavaco Silva "tem de resolver a contradição" em que caiu, pois "não pode estar bem com o pacto de agressão e mal com as injustiças que ele provoca".

O secretário-geral do PCP prometeu ainda "vigorosas e poderosas lutas" para o ano de 2012, sublinhando que a única certeza do partido é que os portugueses não se irão submeter a um processo de "destruição do país".

"Aos que têm a consciência que 2012 será um ano necessariamente pior, daqui reafirmamos que a única certeza que temos é a de que os trabalhadores e o povo português não se irão submeter a este processo de destruição do país, de liquidação das suas condições de vida e agravamento da exploração", salientou.

Por isso, continuou o secretário-geral comunista, 2012 será "um ano de vigorosas e poderosas lutas contra a exploração e o empobrecimento, contra a política de desastre nacional, por um Portugal com futuro".

Sem comentários:

Mais lidas da semana