terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Portugal: Mário Soares critica corte nos ratings pela S&P: "Lixo são eles"




Antigo Presidente da República diz que "líderes como Merkel ou Sarkozy parecem continuar cegos para compreender as realidades que os cercam"

Mário Soares criticou a falta de medidas tomadas pelos líderes europeus, nomeadamente Angela Merkel e Nicolas Sarkozy. "O tempo está a passar e líderes como a chanceler Merkel ou o Presidente Sarkozy parecem continuar cegos para compreender as realidades que cada vez mais os cercam inexoravelmente", escreveu o antigo Presidente da República num artigo de opinião publicado terça-feira no Diário de Notícias.

Soares foi ainda mais duro com a agência Standard & Poor's, a que chamou "lixo". "Lixo são eles. E do pior! Porque estão ao serviço de sórdidos interesses materiais, até agora irresponsavelmente e com total impunidade", acusou. O antigo governante disse ainda que, "se representasse o Estado português, poria uma ação contra a Standard & Poor's, reclamando uma pesada indemnização".

Soares falou também das medidas de austeridade do Governo, que considera estarem a "estrangular as empresas e os cidadãos, a paralisar o crescimento económico, a fazer crescer o desemprego e as desigualdades sociais".

Segundo Soares, as medidas impostas pela troika vieram piorar uma situação que já era mã, originando uma recessão económica. O histórico socialista avisou ainda que Portugal estará "a caminhar para a destruição".

Para sair da crise em que Portugal e a Europa se encontram, Mário Soares não tem dúvidas: "A União Europeia tem de mudar de paradigma, isto é: de política financeira e fiscal, pôr em ordem os mercados especulativos e acabar com as economias virtuais e as negociatas feitas através dos paraísos fiscais".

Sem comentários:

Mais lidas da semana