Céu Neves – Diáriode Notícias
Os portugueses estão cada vez mais insatisfeitos com a democracia, 64,6% das pessoas consideram-se "pouco ou nada satisfeitos". Em 2009, representavam 51%.
Os últimos dados são do "Barómetro da Qualidade da Democracia, criado em 2010 pelo Instituto de Ciências Sociais, com o apoio das federações Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e Calouste Gulbenkian.
Apenas 55,5% dos portugueses consideram que a democracia é preferível a qualquer outra forma de governo, a menor percentagem de sempre comparativamente a outros estudos.
Em 1999, segundo os dados do World Values Survey, 81% dos residentes em Portugal tinham essa opinião.
E 47,9% dos portugueses acreditam que a democracia funciona pior ou muito pior do que há cinco anos.
"É importante sublinhar, que, nesta avaliação geral da importância da democracia, uma parte significativa da população (cerca de 15%) está a favor da existência de um governo autoritário, em algumas circunstâncias (este valor era de 9% no World Values Survey de 1999)", sublinham os autores do estudo, coordenado por António Costa Pinto, Pedro Magalhães e Luís de Sousa.
A grande maiorua (70,4%) c onsidere que a sua qualidade de vida foi significamente afetada pela crise económica e apenas 10,9% acredita que o Governo "tenha margem de manobra para tomar decisões independentemente da situação económica internacional ou da vontade dos governos de outros países (12,5)", revela o estudo.
Sem comentários:
Enviar um comentário